Sanção Expressa
Trabalho Universitário: Sanção Expressa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mauriciobaldo • 15/9/2013 • 244 Palavras (1 Páginas) • 598 Visualizações
Sanção expressa # Sanção tácita
Sanção Expressa
Será expressa a sanção quando o Presidente da República manifestar a sua concordância com o Projeto de Lei aprovado pelo Congresso Nacional, no prazo de 15 dias úteis, contados daquele em que o recebeu, excluído esse.
Fórmula utilizada no caso de sanção expressa:
"O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: (...)"
Sanção Tácita
A Constituição confere ao silêncio do Presidente da República o significado de uma declaração de vontade de índole positiva. Assim, decorrido o prazo de quinze dias úteis sem manifestação expressa do Chefe do Poder Executivo, considera-se sancionada tacitamente a lei.
Exemplo de lei promulgada após a verificação da sanção tácita:
"Lei no 8.172, de 18 de janeiro de 1991.
Faço saber que o CONGRESSO NACIONAL aprovou, o Presidente da República, nos termos do § 3o do art. 66 da Constituição, sancionou, e eu, NELSON CARNEIRO, Presidente do Senado Federal, nos termos do § 7o do mesmo artigo, promulgo a seguinte Lei:
Restabelece o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Art. 1o Fica restabelecido o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT, criado pelo Decreto-Lei no 719, de 31 de julho de 1969.
Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, produzindo os efeitos a partir de 5 de outubro de 1990.
Art. 3o Revogam-se as disposições em contrário.
Senado Federal, em 18 de janeiro de 1991.
Nelson Carneiro
Presidente"
...