TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde Mental

Monografias: Saúde Mental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo diagnóstico:

Saúde mental, evolução do tratamento usado em Hospitais psiquiátrico e caps.

Maria Janeti A. Peres

Resumo: o presente trabalho mostra como foi o desenvolvimento dos métodos usados para tratar a pessoa portadora da doença mental, pesquisa feita em livro e no Hospital Espírita de Pelotas, e o acompanhamento desse paciente para introduzi-lo novamente a sociedade.

1 Introdução

Nossa proposta com o tema saúde mental, como campo de estagio no curso de Serviço social é permitir entender um pouco mais o funcionamento dos locais onde são tratados os pacientes mentais, e a atuação do profissional nesta área.

Neste trabalho pretendemos desenvolver uma pesquisa feita no Hospital Espírita de Pelotas, e alguns relatos de livros, que nos mostram quando surgiu à doença mental e os processos de desenvolvimento clinico da doença, não só nesta época mais um pouco da história da loucura, para entender a realidade da doença e os processos utilizados para ajudar estes pacientes a permanecer na sociedade.

2 Um pouco da historia da loucura:

A doença mental surgiu despertando sentimento de medo, e de necessidade de purificação, causando reação de exclusão social, a doença era ligada a grandes poderes trágicos do mundo, era vista como responsável por tirar a tranqüilidade do homem e induzi-lo ao pecado, também ligada a fatalidade ou a vontade dos Deuses.

Os “loucos” eram encarcerados e confiados aos marinheiros, que deviam levá-los para bem longe e livrar-se deles, livrando assim a cidade dos insanos. Alguns mais calmos eram colocados em hospitais e misturados com pessoas detidas pelo poder real (pobres, mendigos e doentes), mas por questões econômicas todos eram obrigados a trabalhar, para acabar com a preguiça e a ociosidade, foi ai que os “loucos” distinguiram-se, pela sua incapacidade de trabalho.

E por ter sido enclausurado com todo tipo de gente, a loucura passou a ser vista como um modo obscuro, uma desorganização social e familiar, o doente não era considerado humano.

Somente com a introdução da medicina, possibilitou-se conhecer e tratar a loucura agora transformada em doença mental, culminando o nascimento da psiquiatria.

Em 1852 foi inaugurado no Brasil o 1° Hospital psiquiátrico, onde eram usados tratamentos de reeducação moral e ética, os doentes mentais mais calmos trabalham em oficinas, e nos mais agitados eram usados tratamentos repressivos de controle da doença. Em 1923, foi criada a liga brasileira de higiene mental, com objetivo de criar assistência psiquiátrica no Brasil, mas mesmo assim a situação nos hospícios urbanos era caótica, havia superpopulação, deficiência de pessoal, maus tratos, os doentes eram tratados pior que os prisioneiros.

A psiquiatria descobriu na década de 30 o choque insulínico, o cardiozólico e a eletroconvulsoterapia e as labotomias, tratamentos aplicados em pacientes como experiência para acabar com a loucura.

Ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com