Seminario De Araxa, Conteudo Geral
Dissertações: Seminario De Araxa, Conteudo Geral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danimania • 15/9/2014 • 480 Palavras (2 Páginas) • 1.456 Visualizações
1. Informações Gerais Sobre o Seminário.
Araxá: A Afirmação da Perspectiva Modernizadora.
O documento de Araxá resultou da reflexão de 38 assistentes sociais impulsionado pela apreciação da profissão: “como prática institucionalizada, o Serviço Social se caracteriza pela ação junto aos indivíduos com desajustamentos familiares e sociais, decorrentes das estruturas sociais inadequadas” (CBCISS, 1986: 24). Está compreende dimensões corretivas, preventivas e promocionais, no sentido que “promover é capacitar” (CBCISS, 1986: 26). A introdução do Serviço Social no processo de desenvolvimento levaria a plena utilização dos recursos naturais e humanos, a uma realização integral do homem, ou seja, seria o ponto de partida para fundamentação ideológica do desenvolvimento global. Consequência dessas afirmações surge uma tensão entre o tradicional e o moderno, pois impõe ao Serviço Social desempenhar novos papéis, rompendo a exclusividade aos processos de caso, grupo e comunidade, rever seus elementos constitutivos, elaborar e incorporar novos métodos e processos. Logo nas primeiras páginas do documento, na relação entre “objeto remoto” e “objetos operacionais”, é perceptível o transformismo do tradicional para o moderno. Fica explicito a postura e os fundamentos da ação do Serviço Social, que afirma, o direito da pessoa encontrar na sociedade as condições para sua sobrevivência e auto-realização, estímulo ao exercício da livre escolha e de responsabilidade de decisões, respeito aos valores, padrões e pautas culturais.
Os criadores de Araxá objetivavam distinguir os princípios étnicos e metafísicos que serviram como base para a ação do Serviço social, assim como os princípios operacionais, que seriam as normas de ação de validade universal da profissão. Aprofundando-se na profissão, o documento reconhece que elas se efetivam em dois níveis da microatuação (discute a prática profissional voltada para a prestação de serviços diretos – Caso, Grupo, Comunidade e trabalho com a população) e macroatuação (voltada para a política e o planejamento, na implantação e na melhor utilização da infraestrutura social). A infraestrutura é exposta no documento como – facilidades básicas, educação, programas de saúde, habitação e serviços sociais.
O documento de Araxá tinha como proposta, colocar o Assistente Social não apenas como meros executores das políticas sociais, mas com capacidade suficiente para formula-las e administra-las, rever a funcionalidade da profissão no contexto brasileiro. De acordo com o Documento, o Serviço Social teria contribuição positiva no desenvolvimento através das mudanças nos aspectos econômicos, tecnológicos, socioculturais e político administrativos.
Portanto, conclui-se que a ideia principal do Documento está ligada ao caráter mudancionista, por ter como prioridade o desenvolvimento econômico e tecnológico, sendo analisado numa dimensão verdadeiramente social. Mesmo tendo enfatizado a preocupação com a teorização do Serviço Social, o Documento de Araxá não a enfrenta explicitamente, já que não rompe profunda e consequentemente com o tradicionalismo, pois acaba por reduzi-la a uma abordagem técnica operacional em função do modelo básico de desenvolvimento.
...