TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário sobre disciplina científica e pesquisa

Seminário: Seminário sobre disciplina científica e pesquisa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Seminário  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina: Ciência e Pesquisa

Curso: Ciências e Pesquisa

Professor: Vera Lucia Anselmo Neves

Nome do aluno:

Data: 20 de outubro de 2014.

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Para o desenvolvimento desta avaliação, realize a leitura do texto "O amor é uma falácia", disponível no site <http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/amorfalacia.htm>, acesso em 18 set. 2014. São várias as possibilidades de leitura do texto "O amor é uma falácia", evidentemente que aqui vamos perseguir o foco do conhecimento e da ciência, conteúdos das duas primeiras unidades do material didático. Nesta perspectiva, sugerimos que você leia o texto com atenção e numa sequência única, do início ao final.

Questão 1: O conhecimento pode ser entendido como o ato, o processo pelo qual o sujeito se coloca no mundo e com ele estabelece uma ligação (Aranha e Martins, 1999). Considerando os indicativos do texto "O amor é uma falácia" elabore um conceito de conhecimento e destaque (sublinhe, negrite, marque...) no seu texto pelo menos 5 elementos retirados do texto. (2,5 pontos)

Resposta: Na minha opinião, Conhecimento é fato de agregarmos um novo conceito a um fato ou a um fenômeno vivenciado por nós mesmos. Conhecimento é adquirirmos qualificações mesmo que através de tentativas mal executadas. Na verdade todo conhecimento poderá ser uma “Falácia”.

Questão 2:

No material didático, são abordados os diferentes tipos de conhecimentos. Extraia do texto uma frase correspondente a cada um dos cinco tipos de conhecimento:

Conhecimento Popular ou do Censo Comun: “Sem parar, citei exemplos, apontei falhas, martelei sem dar tréguas.”

Conhecimento Teológico: “Se Deus pode fazer tudo, pode fazer uma pedra tão pesada que Ele mesmo não conseguirá levantar?

Conhecimento Artístico: — Capitu eu a amo. Você é tudo no mundo para mim, é a lua e as estrelas e as constelações no firmamento.

Conhecimento Filosófico: — A Lógica – comecei, limpando a garganta – é a ciência do pensamento. Se quisermos pensar corretamente, é preciso antes saber identificar as falácias mais comuns da Lógica.

Conhecimento Científico: - O argumento é falacioso. Os cirurgiões, os advogados e os construtores não estão fazendo testes para verem o que aprenderam, e os estudantes sim. As situações são completamente diferentes e não se pode fazer analogia entre elas.

(2,5 pontos)

Questão 3: Identifique no texto os tipos de falácias mais comuns da lógica do pensamento e apresente um conceito para cada tipo. (2,5 pontos)

Dicto Simpliciter: É expressar conceitos de forma generalizada.

Ad Misericordiam: É apelar para a piedade ou para compaixão sem basear-se nos fatos que foi o exemplo dado no texto.

Hipótese Contrária ao Fato: Não se pode ter conclusões quando apenas hipóteses são apresentadas.

Questão 4: No material didático, estão contempladas as características da ciência. Identifique no texto cinco passagens que tenham correspondência com cinco características da ciência e transcreva-as com as respectivas identificações. (2,5 pontos)

Verificável: Um homem vai pedir emprego. Quando o patrão pergunta quais as suas qualificações, o homem responde que tem uma mulher e seis filhos em casa, que a mulher é aleijada, que as crianças não têm o que comer, não tem o que vestir e nem o que calçar, que a casa não tem camas, que não há carvão no porão e que o inverno se aproxima.

Racional: Inteligente ela não era. Na verdade, tendia para o lado oposto. Mas eu confiava em que, sob minha tutela, haveria de tornar-se brilhante. Pelo menos, valia a pena tentar. Afinal de contas, é mais fácil fazer uma moça bonita e burra ficar inteligente do que uma moça feia e inteligente ficar bonita.

Objetivo: Eu transformara Capitu em uma lógica, e a ensinara a pensar. Minha tarefa chegara a bom termo. Fizera dela uma mulher digna de mim. Estava apta a ser minha esposa, uma anfitriã perfeita para as minhas muitas mansões, uma mãe adequada para meus filhos privilegiados.

Preditivo: Cursava eu o primeiro ano de Direito. Dali a algum tempo estaria me iniciando na profissão. Sabia muito bem do papel da esposa na vida e na carreira de um advogado.

...

Baixar como  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »