Senso Comum
Tese: Senso Comum. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabimoreira123 • 22/11/2014 • Tese • 494 Palavras (2 Páginas) • 245 Visualizações
1.O senso comum é o conhecimento adquirido empiricamente, ou seja, no dia a dia, o qual não possui um embasamento teórico e, portanto verificável, é aquele que busca respostas para sanar ou tentar explicar fatos desconhecidos e que provoquem angustias, não garantindo total compromisso com a razão, e sim com a crença. Caracteriza-se pela presença da subjetividade, podendo então variar de acordo com culturas ou dúvidas, não possuindo assim uma universalidade. Adotam juízos de valores, onde as diferenças são vistas de forma qualitativa, julgando os demais objetos e formas a partir de um sentimento ou sensação, podendo este ser positivo ou negativo. Tem como particularidade também estabelecer para toda ação uma consequência, constituindo uma visão mais fechada, sendo vista até como uma imposição ou regra, como por exemplo, dizer que “Quem com ferro fere, com ferro será ferido”, não deixando espaço para exceções.
O senso científico assim como o senso comum, busca respostas para certas duvidas vistas como problemas a serem solucionados, porem diferenciam-se quanto à objetividade destas, portanto caracteriza-se pela procura de uma universalidade entre objetos que se comportam de mesma maneira, sendo esta avaliada quantitativamente, não levando em conta meio sensoriais, e sim individualidades pertencentes a regras e leis. A ciência utiliza da racionalidade para compor seus fatos, e, portanto, investiga, pesquisa e busca comprovar seus fatos antes de estabelecer uma relação de causa e efeito, admite inovações e constantes mudanças a partir do momento em que novas teorias se encaixem melhor na descrição e representação de um fenômeno. Por estar em transações constantes não admite o estabelecimento de princípios dificultando a consignação de superstições e preconceitos. Outro fato que esta presente neste tipo de estudo é a indagação constante e a inquietude para com o dito como regular, a fim de esclarecê-los e mostrar à sociedade que o que é visto como “milagre” ou “magia” pode ser apenas uma coisa natural.
Embora quase opostos, já que enquanto um avalia suas respostas subjetivamente e qualitativamente (senso comum) o outro as avalia de forma objetiva e quantitativa(cientifico), ambos além de buscar respostas para duvidas ate então sem solução, tem como característica em comum a generalização e agrupamento, ainda que a forma de organização de cada um seja diferente, o objetivo de juntar objetos vistos como semelhantes para cada um dos tipos de estudo está presente.
5.Modelo explicativo é uma representação de um fenômeno, buscando ilustrar e interligar seus aspectos e comportamentos reais com base em uma teoria, ou seja cria possíveis esclarecimentos para um fato, a partir de pesquisas e estudos, formulando então teorias que mais se adequem. É importante ressaltar que um modelo, independentemente de qual seja, não retrata a realidade de fato, entretanto busca apresenta-la da melhor maneira. Em relação aos átomos, podemos dizer que se trata de um modelo, já que não é possível comprovar sua existência visivelmente, contudo o modelo adotado, após varias mudanças dá conta de explicar o comportamento deste e sua relação com o meio, garantindo uma grande confiabilidade.
...