Senso Comum E Pensamento Cientifico
Casos: Senso Comum E Pensamento Cientifico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cellasdias • 19/3/2015 • 312 Palavras (2 Páginas) • 1.026 Visualizações
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS - CCJ0001
Título
A questão do conhecimento: senso comum e pensamento científico.
Descrição
Questão discursiva:
Leia o diálogo a seguir.
- Hoje o sol está de rachar!
- É verdade! Como pode uma bola de fogo menor que a Terra, que fica girando em volta da gente, fazer tanto calor?
- Que nada, homem! A Terra é menor do que o sol! É por isso que faz tanto calor!
A Ciência, recorrentemente, se defronta com raciocínios desse tipo, relacionado a falsas certezas. Demonstre as principais diferenças entre o pensamento científico e o senso comum e apresente, pelo menos, dois outros exemplos de convicções equivocadas decorrentes da utilização do senso comum e refutadas pela ciência.
Questão de múltipla escolha:
A lei da gravidade, elaborada por Isaac Newton, a Lei da conservação da massa, de Lavoisier, popularizada na expressão ''na natureza tudo se cria, tudo se transforma'' e a Teoria Heliocêntrica, preconizada por Nicolau Copérnico, evidenciam que características, próprias do pensamento científico?
a) Objetividade e neutralidade.
b) Generalidade e sacralidade.
c) Generalidade e subjetividade.
d) Subjetividade e neutralidade.
e) Generalidade e objetividade.
Desenvolvimento
Há, uma grande diferença entre nossas certezas cotidianas e o conhecimento (pensamento) científico. Diríamos que o senso comum não se caracteriza pela investigação, pelo questionamento, ao contrário da ciência. Fica no imediato das coisas, caracteriza-se pela subjetividade. É ditado pelas circunstâncias. É subjetivo, isto é, permeado pelas opiniões, emoções e valores de quem o produz. Já o pensamento científico é caracterizado pela objetividade, pela razão, é quantitativo, e dispõe de uma linguagem rigorosa cujos conceitos são definidos de modo a evitar qualquer ambigüidade.Tem método rigoroso para a observação, experimentação e verificação dos fatos.
Exemplos: Como acreditar que a terra seja móvel se diariamente vemos o sol nascer, percorrer o céu e se pôr?
Cada espécie de animal não surgiu tal como o conhecemos? Como imaginar um peixe tornar-se réptil ou um pássaro? A Bíblia não nos ensina que Deus criou em um único dia todos os animais?
...