Serviço Social Na Contemporaneidade
Exames: Serviço Social Na Contemporaneidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jugvitor • 4/11/2013 • 2.088 Palavras (9 Páginas) • 602 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
ANGELINA FERRAZ 408056
EMANUELA BARBOSA 436526
JAQUELINE PI NHEIRO 414399
JULIANA VITOR 419182
LUIZ PROGÊNIO 410352
MARCUS VINICIUS RAIOL 406681
SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE: seu surgimento, suas mudanças e a profissão na atualidade
BELÉM/PA
2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
ANGELINA FERRAZ 408056
EMANUELA BARBOSA 436526
JAQUELINE PI NHEIRO 414399
JULIANA VITOR 419182
LUIZ PROGÊNIO 410352
MARCUS VINICIUS RAIOL 406681
SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE: seu surgimento, suas mudanças e a profissão na atualidade
Atividade de Prática supervisionada apresentado como um dos pré-requisitos para nota do 1º semestre do curso Superior de Serviço Social, da matéria Serviço Social Contemporâneo sob orientação da professora Mestra Edilene Rocha Garcia.
BELÉM/PA
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO--------------------------------------------------------------------------------------- 4
TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL------------------------------------------ 5
O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NO CAMPO DA SAÚDE-------------------- 6
CARACTERÍSTICAS DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL---------------------- 7
SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE------------------------------------------- 8
CONSIDERAÇÕES FINAIS------------------------------------------------------------------------10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS--------------------------------------------------------------11
INTRODUÇÃO
A complexidade da realidade social na contemporaneidade traz para o Serviço Social novos desafios para intervenção profissional, exigindo uma redefinição nos parâmetros teóricos, metodológicos, éticos e políticos. O agravamento da “questão social” diante da consolidação e da crise do capitalismo no mundo, do processo de reestruturação produtiva assumiu na atualidade diferentes contornos trazendo novos desafios para a profissão. O acirramento das desigualdades sociais, a exclusão social, o empobrecimento das populações, a inflação, o desemprego, a violência, a crise financeira, o afastamento do Estado frente às demandas sociais, enfim todos esses fenômenos constituem-se como inúmeros desafios para as diferentes profissões, em especial, para o Serviço Social.
A seguir iremos abordar como aconteceu toda a evolução dessa profissão, iniciando pelo seu surgimento no Brasil, todo seu processo de mudanças chegando até a atualidade.
A TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL: seu surgimento, as mudanças ocorridas e sua área de atuação na atualidade.
O Serviço Social no Brasil surge a partir do aparecimento da questão social. As bases para sua implantação deu-se a partir do reconhecimento das tensões sociais, oriundas do agudizamento da questão social nas décadas de 1920 e 1930 com o processo de industrialização. Portanto, sua gênese corresponde à conjuntura vivenciada no país neste período, momento em que o Estado passa a utilizar-se de estratégias de intervenção e regulação da questão social via políticas sociais. Estas estratégias foram influenciadas pelas mudanças ocorridas no país, principalmente as econômicas, em função do processo de industrialização, que teve como consequência, o crescimento desordenado das cidades, devido o êxodo rural, causado pela crise no setor agrícola – crise do café.
De acordo com Ianamoto e Carvalho (2005) o processo de legitimação e institucionalização da prática profissional dos assistentes sociais no Brasil, deu-se com o advento e desenvolvimento das grandes entidades assistenciais (estatais autarquias ou privadas) na década de 1940, momento em que os conflitos sociais entre a classe burguesa e a classe operária se intensificaram e passaram a exigir outros meios de intervenção, pois a filantropia e a repressão já não davam conta de tais conflitos.
Ressaltamos ainda, que o papel do Serviço Social era buscar adequar o operário às novas condições de vida, mas, por uma solicitação da classe a ser assistida e sim por uma imposição da burguesia em conjunto com a Igreja Católica, com objetivo de neutralizar a classe trabalhadora que no momento lutava por melhores condições de trabalho e sobrevivência. Assim entendemos que o Serviço Social emergiu como um instrumento do capitalismo para a manutenção da ordem vigente.
O Serviço Social no decorrer da sua trajetória, com intuito de atender as exigências postas aos assistentes sociais, bem como atender às requisições do Estado, buscaram construir seu aporte teórico e ampliar seus referenciais técnicos, se distanciando da Igreja, e assim, passaram a assumir correntes teóricas, face a ausência de um referencial crítico.
A atualização do Assistente Social realiza-se em organizações públicas e privadas e em diferentes áreas e temáticas, como: proteção social, educação, programas socioeducativos e de comunidade, habitação, gestão de pessoas, segurança pública, justiça e direitos humanos, gerenciamento participativo, direitos sociais, movimentos sociais, comunicação, responsabilidade social, marketing social, meio ambiente, assessoria e consultoria, que variam de acordo com o lugar que o profissional ocupa no mercado de trabalho, exigindo deste um conhecimento teórico-metodológico,
...