Sintese Sobre Drogas
Por: luuuuuuuuuuu • 25/4/2016 • Resenha • 458 Palavras (2 Páginas) • 942 Visualizações
Maconha a polêmica da legalização
1) Legalizar retirar qualquer tipo de sanção em relação a droga, liberando sua comercialização, produção e consumo, sem que ninguém seja punido por isso. Descriminalizar não penalizar o consumo, tirando o usuário ou o drogado da esfera da justiça e da polícia.
2) A médica Ana Cecília Marques, é contra a legalização de qualquer tipo de droga. Para ela, que é pesquisadora da área de neurociência, a sociedade precisa ser consultada antes da adoção dessas medidas.
3) Henrique Carneiro acredita que com a legalização da maconha será diminuído o número de vítimas no tráfico. Para ele a proibição da droga apenas aumenta o valor do produto que não é tão marginal ao sistema econômico.
4) Pesquisas mostram que as drogas são extremamente nocivas ao corpo humano, sobretudo a maconha, e seus danos são irreversíveis e juntamente a ela tem um ciclo vicioso que faz com que a pessoa fique viciada e faça o consumo exagerado dela apenas danificando seu próprio corpo.
Em busca de uma definição
1) Droga psicoativa são as drogas causam mudanças no comportamento das pessoas qua a usam.
2) Droga é o jeito que determinada substância pode ser usada para o mau. Os gregos pensavam que o jeito que a substancia era usada a definia droga.
3) Tarso Araújo entende que essa definição de droga pesada e leve é relativa, pois o que varia dela ser pesada ou leve é o modo que ela é usada.
4) Usuário de drogas é aquela pessoa que usa as drogas, mas não é totalmente dependente daquilo. Um exemplo uma pessoa que bebe umas cervejas em um bar com amigos. O dependente químico é aquela pessoa totalmente dependente do material, seja do álcool ou de outra droga, essa pessoa não consegue largar as drogas por um dia.
5) Em uma doença como câncer o potencial de cura de algumas drogas como a cannabis é muito alto, então o uso dela é legal.
6) Os seguidores de Santo Daime utilizam em um de seus rituais a Ayahuasca um chá feito de duas plantas que tem efeitos alucinógenos. O Santo Daime é uma organização que leva a utilização de plantas da Amazônia em suas cerimonias religiosas.
7) O perigo de testar os “designer drugs” é que essas drogas não são testadas nem em ratos, muito menos em humanos e o perigo delas matarem o usuário por terem alguma substancia desconhecida é alto
Definição de drogas lícitas e ilícitas
As drogas lícitas são aquelas legalizadas, produzidas e comercializadas livremente e que são aceitas pela sociedade. Os dois principais exemplos de drogas lícitas na nossa sociedade são o cigarro e o álcool. Já a cocaína, a maconha, o crack, a heroína, etc., são drogas ilícitas, ou seja, são drogas cuja comercialização é proibida pela legislação. Além disso, as mesmas não são socialmente aceitas. As drogas lícitas são menos ameaçadoras ao corpo do usuário.
...