Sobre Os Conceitos De :O Início Do Serviço Social/assistencialismo/assistência
Dissertações: Sobre Os Conceitos De :O Início Do Serviço Social/assistencialismo/assistência. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 20071980 • 25/9/2014 • 285 Palavras (2 Páginas) • 494 Visualizações
Introdução
O início do serviço social: Iniciou-se no século XIX na Europa surgiu o capitalismo onde a classe social mais baixa era explorada com o apoio da igreja católica.
Através da mão de obra e do psicológico com intuito de alienar os proletariado dessa forma seria mais subordinados acreditando que o capitalismo era o melhor para eles .já no Brasil se deu início no século XX da mesma forma da Europa com a burguesia e a igreja católica juntas com a mesma intenção de alienar para escravizar a classe proletariado.
O serviço social originou-se da igreja católica com a visão de preparar a grade massa de operários para o capitalismo industrial. Mais com a mudança de visão trocando a mão de obra por salário para seus sustento e de suas famílias com a ajudar da igreja.
A burguesia passou a não ter mais o apoio e ainda assim nos tempos de hoje tenta explorar de forma irregular sabendo da lei jurídica contra a exploração da força trabalhadora.
ASSISTENCIALISMO:É a defesa dos mais carenciados. Também é um influência na política publicada com desigualdade de rendas contribuindo para o capital nas mãos de poucos.
Não entendido como um direito social e dever do estado fazendo assim devedores onde deverá pagar um dia suas dividas tornando-se impotentes de lutarem formarem conflitos.
O intuito do Estado é este da igreja ou seja das classes exploradoras.Deixar bem claro que o assistencialismo é um pratica voluntaria.
Assistência: Ator do Estado assistir o cidadão de forma que ele tem por direito gratuito.Então o estado e a sociedade se uni e integram-se protegendo o
cidadão de forma básica ou especial.
Direcionando .uma atenção para a família,idosos,crianças,adolescente ou seja situações que se enquadrem dentro do perfil de assistência social.
...