Sociologia-Status, Papeis, Funções Sociais
Ensaios: Sociologia-Status, Papeis, Funções Sociais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: amandamourad • 28/2/2015 • 376 Palavras (2 Páginas) • 1.004 Visualizações
RESUMO DE SOCIOLOGIA
SIGNIFICADO DE SOCIOLOGIA
É o estudo da sociedade, é uma ciência que se preocupa com tudo construído pela sociedade, pelo homem. Ela estuda todos os fenômenos sociais, resultados do trabalho social humano.
Sociologia é a análise científica de tudo que ocorre na sociedade.
SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Surge na Europa, no século XIX, pois o feudalismo, através da crise feudal, acaba, dando origem ao capitalismo. O desenvolvimento do capitalismo, as revoluções industrial, francesa e as liberais, fizeram com que a sociologia se desenvolvesse para explicar as relações sociais. Em função dessas transformações(crises), a ciência buscava entendê-las, por isso a sociologia é chamada de “ciência da crise”.
IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA
É a capacidade de analisar, observar e criticar os fatos sociais de forma diferenciada, ou seja, é ir além do senso comum. É importante para que você adquira um senso crítico, tendo um conhecimento fora do seno comum, ou seja, fora do que todos pensam.
PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO
É um processo que se inicia no nascimento e termina com a morte. Só acontece entre os seres humanos, os animais irracionais não têm cultura, logo não se socializam.
É um processo pelo qual todo e qualquer indivíduo passa ao longo de sua vida, onde assimila regras, valores, costumes, hábitos, etc., de sua sociedade.
OBS.: A sociedade não é mais importante que o indivíduo, nem vice-versa. Ambos são essenciais para suas sobrevivências. Possuem relação recíproca, ou seja, troca igualitária entre os dois. A sociedade é composta por indivíduos e o indivíduo precisa da sociedade para ser o tal.
GRUPOS SOCIAIS
Ao longo da socialização, o indivíduo passa por vários grupos sociais. Esses grupos sociais se caracterizam por serem um conjunto de indivíduos que se associam a partir de características, valores e interesses em comum. É dividido em:
PRIMÁRIO: são os grupos que sempre há uma relação de afetividade. EX.: Família
SECUNDÁRIO: São os grupos que o indivíduo não convive sempre, não permite, sempre, uma afetividade. EX.: Bairro
INSTITUIÇÕES SOCIAIS
São as regras, normas e padrões de comportamento, que correspondem às expectativa sociais. EXs.: Língua Portuguesa, Religião, Casamento...
STATUS SOCIAIS
São condições, posições, geralmente momentâneas, que geram reconhecimento social. EXs.: Professor, aluno. Obs.: hierarquia ≠ importância.
PAPÉIS SOCIAIS
São funções, papéis, exercidos pelos indivíduos a partir dos seus status. EXs.: aluno, filho, primo, lutador...
...