Subsídio de enfermagem
Tese: Subsídio de enfermagem. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunellaa • 6/11/2014 • Tese • 372 Palavras (2 Páginas) • 210 Visualizações
Manual do Cuidador
A Assistência Domiciliar é resultado da preocupação que os dirigentes deste hospital tiveram ao perceber o número alto de idosos dependentes que chegavam ao Pronto Atendimento sem ter, já há muito tempo, uma avaliação médica, devido à dificuldade de acesso até o Hospital.
O Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) sabe da importância da pessoa que cuida do idoso dependente (cuidador), e quer fazer mais do que assistir e orientar. Nossa intenção é ajudar você a cuidar melhor do paciente que está sob seus cuidados.
Outra preocupação é com você cuidador, importante agente na recuperação e manutenção da qualidade de vida do paciente. O Encontro de cuidadores vem para oferecer informações sobre saúde e manutenção da saúde de quem cuida e de quem é cuidado.
Dedicamos esse manual a todos aqueles que contribuem para os cuidados dos idosos frágeis. Será um instrumento que você utilizará como guia para o manejo de alguns dos problemas e preocupações que poderá surgir quando estiver cuidando do idoso em casa.
1 - Quem é idoso?
O início da velhice não tem idade específica. Nascemos iguais, mas envelhecemos de formas diferentes. Embora o envelhecimento seja um processo individual, a Organização Mundial de Saúde considera idosa a pessoa maior que 65 anos nos países desenvolvidos e, 60 anos nos países em desenvolvimento, como o Brasil.
O mundo está envelhecendo. E isto é considerado uma das principais conquistas da humanidade. O Brasil também está envelhecendo. Estima-se que 30% dos idosos precisam de algum tipo de ajuda para suas atividades diárias, como fazer compras, cuidar das finanças, preparar refeições ou limpar a casa. Cerca de 10% dos idosos são totalmente dependentes de auxílio para as atividades básicas de vida diária como tomar banho, se vestir, ir ao banheiro, se alimentar e tomar remédios. O idoso dependente, com dificuldade de locomoção e com várias doenças descompensadas, denomina-se idoso frágil.
2 – Vamos conversar sobre alguns problemas mais presentes nos idosos frágeis. O idoso frágil adoece e complica com mais facilidade. Pequenos problemas de saúde se somam e causam grandes danos. Aumentam as doenças crônicas, aquelas que não têm cura e precisam ser controladas como hipertensão arterial (“pressão alta”), diabetes (“açúcar no sangue”), dislipidemia (“gordura alta no sangue”), AVC, demência, osteoporose e artrose.
...