TIPOS DE AUDITORIAS EXISTENTES - CONCEITUANDO
Projeto de pesquisa: TIPOS DE AUDITORIAS EXISTENTES - CONCEITUANDO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Eliana2013 • 28/9/2013 • Projeto de pesquisa • 3.051 Palavras (13 Páginas) • 505 Visualizações
Bacharelado em Ciências Contábeis
Jorgete Carla Alpinhaky - RA 266233
Eliana Martins de Oliveira Padilha - RA 254185
Katia Chicora – RA 284090
ATPS
“Conceituando, citando quais os tipos de auditoria, quais a responsabilidades do Auditor.”
Educação e compromisso são requisitos básicos para conquistas de novos desafios. Saber é diferencial, que precisamos para realizar tudo que desejamos, na nossa profissão.
Curitiba
Setembro – 2013
SUMÁRIO
RESUMO....................................................................................................................................3
INTRODUÇÃO. .......................................................................................................................5
1 – CONCEITO DE AUDITORIA............................................................................................6
2. TIPOS DE AUDITORIAS EXISTENTES - CONCEITUANDO.........................................6
3 – AS RESPONSABILIDADES DO AUDITOR EXTERNO E DO AUDITADO................7
4 – A POSTURA QUE AUDITOR DEVE TER......................................................................9
5 – DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS AUDITADAS..........................................................10
6 - PLANEJAMENTO DE AUDITORIA...............................................................................11
5 - CONCLUSÃO....................................................................................................................16
6 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................................17
RESUMO
A auditoria independente vem há muitos anos apresentando juntamente com as demonstrações
contábeis publicadas um parecer no qual atesta a fidedignidade das demonstrações contábeis.
Embora esse formato tenha sido satisfatório desde a década de 30 do século XX, atualmente, fica a impressão de que algo está faltando. Em vista disso e como vivemos na “Era da Informação”, o compromisso da Contabilidade e por consequência o da auditoria passa a ser a evidenciação e a transparência das informações. Este trabalho apresenta como sugestão a utilização da técnica de “análise das demonstrações contábeis” como complemento para a apresentação dos pareceres de auditoria.
ABSTRACT
The independent audit has for many years presented together with the consolidated statements issued an opinion in which certifies the reliability of financial statements. Although this format has been satisfactory since the 30s of the twentieth century, currently, is the impression that something is missing. In view of this and how we live in the "Information Age", the commitment of Accounting and therefore the audit becomes the disclosure and transparency of information. This paper presents a suggestion using the technique of "analysis of financial statements" in addition to the presentation of audit opinions.
INTRODUÇÃO
Este trabalho se propõe a analisar a possibilidade de se ampliar a evidenciação dos pareceres de auditoria, considerando, nesta análise, desde os objetivos históricos da técnica de análise e interpretação das demonstrações contábeis, até os efeitos que a globalização vem exercendo e, com certeza, ainda mais influência exercerão, sobre as operações das empresas e a maneira pela qual prestam contas ao público.
Auditoria não expressam a real situação da empresa e, principalmente, sua perspectiva futura, ao menos no curto prazo, embora afirmem a veracidade ou não das demonstrações contábeis, em relação à situação patrimonial e financeira da entidade auditada, naquele momento.
O problema é que a maioria esmagadora do público que tem acesso às informações publicadas (leitores de jornais) não entende a linguagem contábil, mesmo aqueles que têm interesse nas informações (investidores reais ou potenciais).
Em vista disso, o objetivo deste ATPS é esclarecer, em última instância, servir de referência para que o público interessado, compreenda a situação em que se encontra a empresa, no momento, e suas perspectivas.
1 – CONCEITO DE AUDITORIA
Auditoria, seja de qual tipo for, interna ou externa, busca a conferência, verificação, análise, avaliação e a comunicação dos resultados dentro de um determinado objetivo ao qual esta se propõe.
A auditoria é uma técnica contábil que aplicada ao sistemático exame dos livros, registros, inspeções e obtenção de informações, e controle de patrimônio, com objetivo de mensurar a exatidão destes e das demonstrações contábeis.
2. TIPOS DE AUDITORIAS EXISTENTES - CONCEITUANDO
As auditorias podem ser internas e ou externas.
Interna: É conduzida por um funcionário da própria empresa onde a auditoria é executada, no geral abrange e desempenho, controles internos, sistemas de computação e informação e a qualidade do serviço. Não deve estar subordinada a qualquer diretoria. Deve se reportar diretamente a presidência da empresa, ou ao conselho administrativo, pois,
...