Telenovelas
Exames: Telenovelas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Dolphin • 9/3/2015 • 1.015 Palavras (5 Páginas) • 159 Visualizações
A Influência das Telenovelas
Reunir-se em frente à televisão após o jantar para assistir à telenovela, mais que um hábito tornou-se um ritual nos lares brasileiros. Cultuada, a novela dita moda, linguagem, hábitos e contribui para a alienação de seu público. A imagem de um “mundo perfeito” mostrada nas novelas dá uma visão distorcida da realidade.
Os padrões difundidos são copiados e seguidos, porém, as pessoas não conseguem adaptá-los a uma vida real, o que gera ansiedade, angústia e frustração. Compram a ideia ilusória de um mundo perfeito, em que todos os problemas são resolvidos, o mal é punido e o bem sempre vence. Romântico, mas irreal...
Embora problemas sociais também sejam abordados em novelas, com o falso e camuflado intuito de “conscientizar e esclarecer” para os telespectadores, a trama e o destino dos protagonistas é sempre priorizado mudando sem o telespectador perceber o seu ponto de vista correto para um errado sobre determinado assunto, como exemplo a exposição do beijo homossexual na TV ainda mais em horário onde crianças estão assistindo. Alegam ainda que o horário não é para crianças, mas exibem propagandas durante o dia quando as crianças estão assistindo. Isso torna o telespectador acrítico e, assim, naturaliza questões sociais graves passando a considerá-las normais ou comuns. Temas sobre drogas e homossexualismo exibidos em novelas são encarados como “uma livre opção de cada um” e não como um desafio para a sociedade. Outro problema é o da construção de mitos. Espelhando-se nos protagonistas, os jovens os idolatram e ignoram suas atitudes erradas, para as quais sempre buscam justificativas. Os galãs de novela são para as meninas o estereótipo de homem perfeito e para os rapazes o modelo a ser seguido. O fato, no entanto, de traírem as esposas, armarem golpes, terem desvios de caráter, não é mais recriminado, e por vezes, é até admirado! Um ator bonito, carismático, num papel de vilão, chega a triplicar seu número de fãs.
Com isso podemos perceber que as telenovelas passam, de uma forma sutil, a modelar o pensamento crítico dos telespectadores, fazendo-os aceitarem novos padrões impostos, mesmo que inconscientemente.
O Merchandising em Telenovelas
Comprar uma roupa, abrir uma conta no banco, tomar um refrigerante ou simplesmente lavar a louça com o detergente são ações cotidianas mas que quase sempre não fazem parte do roteiro dos personagens das novelas brasileiras, onde a ficção e a realidade se misturam.
Porém, essas cenas do dia-a-dia vêm integrando cada vez mais as histórias, não por conta do enredo, mas por questões estritamente comerciais e mercadológicas. Afinal, é por meio delas que as emissoras e os anunciantes lucram com o merchandising.
De origem inglesa, a palavra, de acordo com o dicionário Houaiss, significa "citação ou aparição de determinada marca, produto ou serviço, sem as características explícitas de anúncio publicitário, em programa de televisão ou de rádio, espetáculo teatral ou cinematográfico etc.".
A prática de merchandising nas novelas data da década de 1970 e tornou-se forte no Brasil a partir dos anos 80. Na verdade, não há lei alguma que regule a promoção dos produtos nessa perspectiva. No entanto, o artigo 36 do Código de Defesa do Consumidor, de 1990, diz que "a publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal".
A primeira experiência de merchandising em telenovelas foi em "Beto Rockfeller" (Bráulio Pedroso, 1969, TV Tupi), cujo protagonista, Beto, personagem do ator Luís Gustavo, amanhecia ressacado das noites de farra e tomava o antiácido efervecente Alka Seltzer da Bayer.
Tipos de Merchandising
Existem dois tipos de Merchandising: o Comercial e o Social.
Merchandising Comercial:
- Menção no texto: quando os personagens falam o nome da marca ou produto num diálogo;
- Uso do produto ou serviço: quando a cena mostra
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