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Estudos sobre o gênero de "telenovela", no campo da Comunicação Social

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Por:   •  17/11/2014  •  Artigo  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  432 Visualizações

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Geralmente os estudos sobre o gênero “telenovela”, na área da

Comunicação Social, são realizados segundo os chamados “estudos de

recepção”. Tais estudos têm como pressuposto que os meios de comunicação

de massa não têm capacidade de manipular as pessoas e que a apreensão

dos produtos da mídia não é uniforme. O receptor recebe as mensagens

veiculadas pelos meios, interpretando-as de acordo com uma “competência

cultural específica”. Assim, modos diferenciados de apreensão são possíveis

em função dessa competência, a qual estabelece uma mediação entre os

veículos e a recepção. Sexo, idade, nível sócio-econômico, de instrução,

interações na família, trabalho e escola, o momento da recepção, o processo

cognitivo individual, tudo isso influencia na apropriação dos conteúdos

da mídia. (JACKS e RONSINI, in BRAGA, 1995, p.227).

Salientamos que, ao contrário dos “Estudos de recepção”, as análises

dos filósofos da Escola de Frankfurt estão ancoradas na idéia de que os

produtos da Indústria Cultural têm a capacidade de manipular a audiência.

Uma das conseqüências mais danosas do processo industrial da cultura é

contribuir para a perda da autonomia do indivíduo, já que expropria dele

a iniciativa de articulação crítica das impressões que recebe. Nas palavras

dos pensadores, “a função que o esquematismo kantiano ainda atribuía ao

sujeito, a saber, referir de antemão a multiplicidade sensível aos conceitos

fundamentais, é tomada ao sujeito pela indústria. O esquematismo é o

primeiro serviço prestado por ela ao cliente” (ADORNO e

HORKHEIMER, 1986, p.177).

Adorno é enfático ao dizer que essa indústria “impede a formação

de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e decidir

conscientemente” (ADORNO, in: COHN, 1987, p. 295) e, ao analisar

a relação da televisão com a Indústria Cultural, o filósofo diz que esse

veículo “leva adiante a tendência daquela, no sentido de cercar e capturar

a consciência do público por todos os lados” (Id. p.246). O controle das

consciências é obtido através de fórmulas repetitivas que sugerem

modelos adequados de comportamento. E a aderência a tais modelos

* Professora do Centro Universitário de Belo Horizonte – UNI-BHVol. XXV, nº 1, janeiro/junho de 2002 135

ocorre porque as pessoas buscam encontrar um modo de ordenar o

mundo caótico em que vivem. Adorno diz que “quanto mais opaca e

complicada se torna a vida moderna, tanto maior o número de pessoas

tentadas a agarrar-se desesperadamente a clichês que parecem impor

alguma ordem ao que, de outro modo, é incompreensível” (ADORNO,

in: ROSENBERG e WHITE, s.d., p.557).

Ele sustenta que as manifestações da Indústria Cultural estão por

toda a parte e seus veículos são articulados e interdependentes (ADORNO,

in: COHN, p.347). Dessa forma, torna-se difícil isolar os efeitos de um

veículo ou gênero em particular. Apesar disso, podemos perceber vários

indícios da influência exercida pela telenovela. Expressões, gestos, tiques,

bijuterias, objetos de decoração e nomes próprios, são imitados por pessoas

de diferentes segmentos sociais. Sabe-se, inclusive, que discotecas

proliferaram

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