Teoria Comportamental
Casos: Teoria Comportamental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aline_123 • 9/9/2014 • 519 Palavras (3 Páginas) • 1.285 Visualizações
teoria comportamental da administração
Pode-se dizer que a Teoria Comportamental teve início em 1947, com o surgimento do livro “Teoria Comportamental na administração: O Comportamento Administrativo”, de Herbert A. Simon, o qual constituiu um ataque aos princípios da Teoria Clássica e à aceitação – com os devidos reparos e correções – das principais ideias da Teoria das Relações Humanas.
As principais características da Teoria Comportamental são:
• A grande ênfase nas pessoas;
• A preocupação com o comportamento organizacional e os processo de trabalho);
• O estudo do comportamento humano.
Hierarquia das necessidades de Maslow
Abraham H. Maslow foi um psicólogo americano conhecido pela proposta de categorizar e hierarquizar as necessidade humanas , em 1943 Maslow formulou um conceito de hierarquia de necessidades que influencia o comportamento humano , Maslow queria mostrar como nos seres humanos sentimos a necessidade de buscar a auto realização , para mostrar sua teoria Abraham H. Maslow criou uma pirâmide para mostrar as necessidades básicas.
O objetivo de todas as pessoas segundo Maslow é alcançar a auto realização em todas as áreas da vida o equilíbrio entre as necessidades básicas e as necessidades que tangem a realização plena .
"Quanto mais saudáveis nós somos emocionalmente, mais importantes se tornam nossas necessidades de preenchimento criativo no trabalho. Ao mesmo tempo, menos nós toleramos a violação de nossas necessidades para tal preenchimento." (Abraham H. Maslow)
De acordo com HOFFMAN(1999) hoje a auto-realização no ambiente de trabalho é uma questão estratégica para as empresas. Neste sentido, Abraham Maslow deixou um enorme legado para aqueles que trabalham com a psicologia organizacional, os profissionais de Recursos Humanos e atualmente todos os gerentes e executivos.
Teoria dos dois fatores de Herzberg
Frederick Herzberg psicólogo americano criou dois fatores que influência no comportamento da pessoas no ambiente de trabalho.
• Fatores Higiênicos: Os principais fatores higiênicos são: salário, benefícios sociais, tipos de chefia ou condições físicas e ambientais de trabalho.
Quando os fatores higiênicos são ótimos eles evitam a insatisfação dos empregados, Quando os fatores higiênicos são precários, eles provocam a insatisfação dos empregados.
• Fatores motivacionais: Envolvem sentimentos de crescimento individual, reconhecimento profissional e auto-realização, e dependem das tarefas que o indivíduo realiza no seu trabalho. O efeito dos fatores motivacionais sobre as pessoas é profundo e estável. Quando os fatores motivacionais são ótimos, eles provocam a satisfação nas pessoas.
Teoria x e teoria y
McGregor, um dos maiores contribuintes no estudos da Teoria Comportamental, criou a teoria x e a teoria y .
-Teoria x um estilo baseado na teoria tradicional, mecanicista e pragmática
as
...