Teoria Geral Da Administração
Trabalho Universitário: Teoria Geral Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessicalixto • 10/4/2014 • 5.459 Palavras (22 Páginas) • 204 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
A história da Administração surgiu aproximadamente há 5.000 a.C., na Suméria, quando seus antigos habitantes procuravam uma maneira para melhorar a resolução de seus problemas práticos, então surge a arte e o exercício de administrar. No decorrer do trabalho serão abordados os principais aspectos sobre a Teoria Geral da Administração e a importância do papel do administrador nas organizações, onde administrar e ter um bom administrador são algo de grande importância, pois o mesmo precisa planejar organizar, controlar e liderar com sabedoria para que se possa ter uma administração de qualidade. A Administração é primordial para o crescimento humano e financeiro de uma instituição.
Serão abordados os principais aspecto e teorias que revolucionaram a Administração e como e quais aspectos contribuíram ou não para o seu desenvolvimento.
2. DEFINIÇÕES TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Administração: Uma habilidade humana.
A administração é uma habilidade humana, pois através dela o homem achou a forma mais prática de atender suas necessidades e de organizar seus negócios. Os primeiros relatos sobre a história da Administração surgiu aproximadamente há 5.000 a.C. na Suméria, onde surge a arte e o exercício de administrar. E até hoje é imprescindível o uso da Administração nas empresas, pois é papel do administrador fazer melhorias e cada vez mais inovar com o fim de satisfazer tanto a empresa como os seus colaboradores. O homem buscou desde o inicio da humanidade formas e maneiras de realizar suas atividades, e aplicar seus esforços de forma que tivessem resultados bons e eficientes. A invenção das organizações deu-se quando o ser humano aprendeu a unir suas ideias, experiências e esforços em conjunto com diferentes indivíduos para obter melhores resultados. A organização foi a mais valiosa criação do homem, onde se tem a forma mais organizada de trabalhar, produzir, planejar e meios de produção e distribuição de bens e serviços. Administrar envolve Arte, Técnica e Ciência. A arte porque administrar requer elegância, competência, intuição, beleza, estilo, e muita sensibilidade. A técnica porque requer o uso de ferramentas conceituais e concretas, e a ciência porque se fundamenta em conceitos, teorias, ideias e abstrações.
A Teoria Geral da Administração surgiu no inicio do séc. XX, pela necessidade que as organizações tiveram por uma Administração adequada, por causa de seu grande desenvolvimento e complexidade. A Teoria Geral da Administração trata do estudo da administração das organizações das organizações em geral e das empresas em particular. A TGA atravessou muitas fazes, e cada uma com um aspecto, e particularidade.
Acontecimentos Sociais.
Os acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento da Administração foram a Revolução Industrial que sofreu forte modificação com o crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração cientifica capaz de substituir o empirismo e a improvisação. E a necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado.
Essa fase deu se inicio no século XX, surge Frederick Winslow Taylor, engenheiro americano, que apresentou os princípios da Administração Científica e o estudo da Administração como Ciência. Ele ficou conhecido como o precursor da Teoria da Administração Científica, Taylor preconizava a prática da divisão do trabalho, enfatizando tempos e métodos a fim de assegurar seus objetivos, a máxima produção com o mínimo de custo seguindo os princípios da seleção cientifica do trabalhador, do tempo padrão, do trabalho em conjunto, da supervisão e da ênfase na eficiência. Surgem aí, também as relações humanas, onde o bem estar dos trabalhadores era um dos fatores para o bom funcionamento da organização e o alcance dos objetivos traçados por ela.
3. TAYLOR: Administração Científica e seus Precursores.
Também conhecido como Taylorismo, a Administração Científica, é um sistema de organização industrial criado pelo engenheiro mecânico e economista norte-americano Frederick Winslow Taylor, no final do século XIX. A principal característica deste sistema é a organização e divisão de tarefas dentro de uma empresa com o objetivo de obter o máximo de rendimento e eficiência com o mínimo de tempo e atividade.
Frederick Winslow Taylor (1856 – 1915) nasceu na Pensilvânia de uma família abastada, sua educação familiar foi baseada na disciplina, dedicação ao trabalho e poupança. Passou no exame de Direito de Harvard, mas rejeitou a ideia de ser advogado como o pai e foi trabalhar em algumas empresas, uma delas na usina siderúrgica, Midvale Steel como engenheiro, em 1878, o sistema de remuneração em vigor era por peça ou por tarefa. Os patrões procuravam ganhar o máximo na hora de fixar o preço da tarefa. Para contra balancear o preço das peças, os funcionários diminuíam o ritmo de produção. Este cenário levou Taylor a analisar o problema da produção, buscando balancear os interesses de patrões e empregados.
4. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICA E OBJETIVOS DE TAYLOR:
• Divisão das tarefas de trabalho dentro de uma empresa;
• Especialização do trabalhador;
• Treinamento e preparação dos trabalhadores de acordo com as aptidões apresentadas;
• Análise dos processos produtivos dentro de uma empresa como objetivo de aperfeiçoar o trabalho;
• Adoção de métodos para diminuir a fadiga e os problemas de saúde dos trabalhadores;
• Implantação de melhorias nas condições e ambientes de trabalho;
• Uso de métodos padronizados para reduzir custos e aumentar a produtividade;
• Criação de sistemas de incentivos e recompensas salariais para motivar os trabalhadores e aumentar a produtividade;
• Uso de supervisão humana especializada para controlar o processo produtivo;
• Disciplina na distribuição de atribuições e responsabilidades;
...