Teoria Geral Da Administração
Monografias: Teoria Geral Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Alysson23 • 2/10/2014 • 2.419 Palavras (10 Páginas) • 184 Visualizações
Unip – Universidade Paulista
Curso de Recursos Humanos
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Maceió, Outubro/2014.
ALYSSON MARCIO BARROS FEIJÓ
DIEGO SOUSA DA SILVA
EVERALDO MASSAU DA SILVA JUNIOR
GUTIERRE JÔNATHAN DA SILVA OLIVEIRA
EDINES SANTINO DA SILVA
TUDO NO MUNDO HOJE É COMPOSTO DE ORGANIZAÇÕES
Professor: DOUGLAS SCOOT DOS SANTOS LESSA
Maceió, Outubro/ 2014.
Sumário
Introdução a Teoria Geral da Administração.............................. 4
Primórdios da Administração....................................................... 5
Competências do administrador.................................................. 6
As principais escolas da Administração..................................... 6, 7
A Teoria das Relações Humanas.................................................. 7
A Teoria da Contingência.............................................................. 8
Teoria Comportamental da Administração.................................. 9
Teoria Estruturalista....................................................................... 10
Referencias Bibliográficas............................................................. 11
1 – INTRODUÇÃO A TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Tudo no mundo hoje é composto de organizações, todas as atividades dentro dessas organizações são voltadas para a produção de produtos, e prestação de serviços que também podem ser atividades especializadas, que por fim precisam de gerenciamento, sendo essa a função do administrador.
Podemos chamar de organizações lucrativas empresas, e podemos chamar de entidades sem fins lucrativos instituições como igrejas, Ong´s, (organizações não governamentais), entidades filantrópicas e etc. A administração é o coração das organizações, sejam elas com fins lucrativos ou sem fins lucrativos, ou seja, sem administração ficaria muito difícil existir as organizações.
A Administração nos dias de hoje é uma das áreas de conhecimento humano mais complexa e cheia de desafios, o profissional de administração pode trabalhar nos mais variados níveis de especializações da administração: Administração da produção, administração financeira, administração de recursos humanos, administração mercadológica ou administração geral. Dentre algumas funções do administrador estão: solucionar problemas da organização, dimensionar os seus recursos, planejar a aplicação desses recursos, desenvolver estratégias de mercado para a organização, efetuar diagnósticos de situações, etc.
O conhecimento da administração é muito importante, básico e indispensável, mas depende muito da personalidade e do modo de agir de cada administrador, existem três tipos de habilidades que o administrador pode usar eficazmente num processo administrativo: a habilidade técnica, a humana e a conceitual. Habilidade técnica: consistem em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de suas tarefas especificas, através de sua instrução, experiência e educação. Habilidade humana: consiste na capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações e aplicar uma liderança eficaz. Habilidade conceitual: consiste na habilidade para compreender as complexidades da organização global e o ajustamento do comportamento da pessoa dentro da organização. Esta habilidade permite que a pessoa
se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu grupo imediato.
O ponto máximo da TGA é desenvolver as habilidades conceituais, mas sem deixar de desenvolver também as habilidades humanas e técnicas. Usando outras palavras a teoria geral da administração ajuda a desenvolver a capacidade de pensar, de definir situações complexas dentro das organizações e de detectar e propor soluções.
2 – PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO
Os fatos históricos, sociais, políticos e econômicos são os principais que caracterizam os primórdios da administração. No século XVIII as organizações que mais se destacavam eram as do artesanato e os profissionais autônomos, nessa época a sociedade era totalmente diferente dos dias de hoje.
A administração recebeu várias influências de grandes filósofos da Idade Antiga, Sócrates chamava a administração de “habilidade pessoal”; Platão escreveu um livro chamado “A República” onde mostra forma de governo e administração de negócios públicos; Aristóteles também escreveu um livro chamado “A Política”, onde ele fala sobre a organização do estado e das formas de governar esse estado.
Segundo o professor universitário Antonio Cezar Amaru Maximiano, os povos antigos foram muito importantes e deixaram as suas contribuições para a administração: Os egípcios deixando a burocracia administrativa, Babilônios que eram responsáveis pelos registros de transações comerciais e controle das mesmas, Assírios eram donos de depósitos de suprimentos e colunas de transportes o que hoje conhecemos como a logística de uma organização, Gregos nos deixaram a democracia participativa, planos de estratégia, conceitos de qualidade, pregação da ética e igualdade na administração, Romanos criaram os impostos e foram os primeiros a levarem empresas para outros países, Chineses nos
...