Teoria geral do estado
Tese: Teoria geral do estado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: chrisavila92 • 11/4/2014 • Tese • 430 Palavras (2 Páginas) • 411 Visualizações
Aula tema 2 : Teoria geral do estado
Atividade de Autodesenvolvimento
Passo 2 : Ao entender as reais diferenças entre os regimes, responda à seguinte pergunta :
1. Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levar em consideração? Exponha seus argumentos que justifiquem a escolha.
Considerando o texto e pensando um pouco como cidadão se eu tivesse que escolher entre essas duas formas de governo, escolheria o Parlamentarismo . Os debates existentes deveriam levar em consideração os interesses do povo, o que seria melhor para a povo e não o que seria melhor para os governantes, que estão mais interessados nos salários e nas mordomias do que em tentar resolver os problemas existentes na sociedade .
Como nós vimos ao contrário do Presidencialismo, no Parlamentarismo não é o povo quem elege o “governante”, o mesmo é escolhido através do congresso, que por sua vez, depende da opinião popular. Nesta forma de governo em casos de crise política, o Chefe de Estado pode ser facilmente destituído pelos parlamentares, uma vez que não tem tempo estipulado para ficar no poder, sendo assim, a situação poderia ser muito diferente da que estamos vivendo hoje, já que mesmo com inúmeros casos de corrupção , nossos governantes não são punidos e chegam até a cumprir mandato de 4 ou até por 8 anos sem ter ninguém para incomodar ou retirá-los . O nosso Brasil, vive o Presidencialismo desde 1889, de lá pra cá ocorreram inúmeros casos de irregularidades que por conta desta forma de governo, os governadores e presidentes entre outros que causaram prejuízos ao povo nada aconteceu com eles (salvo raras exceções do caso mensalão), poderia ser bem diferente se o sistema de governo fosse o Parlamentarismo.
Com essa forma de governo, teríamos um congresso mais exigente, com um números bem menor de gente para “Roubar” o dinheiro do povo que deveria ser investido em educação, saúde,lazer etc. Mas não adianta mudar o sistema e nada ser feito contra aquele que rouba ou que faz mal ao povo ,tem que haver justiça . Porque se juiz mandar soltar assassino , ladrão, o político continuar pensando no que é melhor pra ele , de nada adianta mudar a forma de governar do nosso pais . Os governantes deveria de uma vez por todas entender que ele esta ali porque o povo elegeu ele , então ele deveria realizar ações a favor do povo , ver o que o povo quer e precisa , e não roubar daquele que te elegeu !
...