Trabalho De Etica
Trabalho Universitário: Trabalho De Etica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: francilvania • 22/8/2014 • 2.993 Palavras (12 Páginas) • 198 Visualizações
Faculdade Pitágoras
Curso de Engenharia de Controle e Automação
A Construção da Sociedade Global
São Luís
2014
A Construção da Sociedade Global
Trabalho apresentado a profª. Christiane Lima para obtenção de nota parcial 1 e 2 da disciplina de Ética, Política e Sociedade, da sala 322, 2º período.
São Luis
2014
Sumario
1. Introdução
Este trabalho tem como objetivo apresentar as informações e conhecimentos obtidos, através da pesquisa realizada sobre o tema “A Construção da Sociedade Global”.O tema abordado foi dividido em duas partes: A primeira parte vamos relatar o surgimento da globalização, que visa mostrar o reflexo no mundo, especialmente no Brasil, identificando os seus aspectos históricos, evolução entre países, principais acontecimentos e suas características. A globalização remonta a origem do homem na terra, claro que, com outras características e com outros delineamentos. O certo é que, este sistema vem evoluindo de acordo com as necessidades humanas e com as exigências mundiais. A globalização ou processo de mundialização, de acordo com o entendimento majoritário dos autores contemporâneos, caracteriza-se pela ampla integração econômica, política, cultural e outros entre as nações. Contudo, a integração nos seus mais variados aspectos se destaca pela economia, podendo ser de diversos tipos, mas nenhuma integração econômica é melhor do que a outra. A escolha do país pelo modelo de integração decorre de seus objetivos e do seu grau de dependência entre as grandes potências. Os Estados, quando da adoção de medidas ou adesões aos sistemas mundiais, deve se atentar para a questão da soberania nacional ou interna de cada país. A observância visa evitar conflitos entre a legislação interna e legislação estrangeira. O desenvolvimento da integração entre os países trouxe o surgimento de um terceiro mercado, denominado de mercado eletrônico ou virtual, decorrente do uso da internet. Neste mercado, a interferência estatal é praticamente nula ou mínima, porque não existem donos ou porque todos são donos. Característica que o diferencia, dos mercados até então existentes, quais sejam, o mercado nacional e o mercado internacional. Assim, a globalização em decorrência do avanço tecnológico trouxe várias conseqüências positivas e negativas.. Por outro lado, identificam-se, conseqüências negativas como o crime organizado, paraísos fiscais, tráfico de pessoas, de mercadorias, de entorpecentes e órgãos, e de baixos salários. Referidas características tornam-se mais presentes entre os países emergentes, onde o grau de dependência com países desenvolvidos pode levar sobremaneira a amplo desemprego, formação de grandes bolsões de ignorância e miséria, de grandes desigualdades sociais, acarretando sociedades desequilibradas econômica e socialmente. Na segunda parte será explicado sobre a cultura globalizada, que foi alvo de muita atenção. Imagens, idéias, produtos, estilos disseminam – se hoje em dia pelo mundo inteiro de forma muito mais rápida, através de redes sociais, novas tecnologias de informação, comunicações internacionais e a migração global, sem restrições, de cultura que transpõe as fronteiras de diversas nações. Hoje vivemos em uma única ordem de informação, ou seja, em uma rede mundial, onde as informações são compartilhadas rapidamente, em grande quantidade de pessoas.
2. Formação da Sociedade e Cultura Globalizada
Globalização, o conceito que envolve este nome é colocado de diversas maneiras, diversos conceitos podem ser citados, como o de aceleração contemporânea, como sendo momentos culminantes na história, onde forças concentradas explodiriam para criar uma nova realidade. A aceleração contemporânea impôs novos ritmos ao deslocamento dos corpos e ao transporte das idéias, acrescentando novos ritmos a história. Ainda do mesmo autor a teoria do tempo mundo e espaço mundo descreve que o espaço se globaliza, mas não é mundial como um todo senão como metáfora, todos os lugares são mundiais mas não há um espaço mundial. Quem se globaliza mesmo são as pessoas. Colocamos a globalização sobre dois aspectos, o primeiro é a globalização sob um sistema de relações, em benefício de maior numero, baseado nas possibilidades reais de um momento histórico; outra coisa é um sistema de relações hierárquicas, construído para perpetuar um subsistema de dominação sobre outros subsistemas, em benefício de alguns.
Independentemente, porém, destas ressalvas feitas, pode-se considerar que a “sociedade global” constitui, de fato, um bom arquétipo, ou modelo, de como foram e são importantes as transformações nos sistemas econômico e político internacional, desde o final da contestação “alternativa” – socialista ou outra – ao moderno regime democrático de mercado, para a conformação da nova ordem internacional, cujos contornos ainda não estão precisamente definidos. Esta tese acadêmica apresenta um pouco da nova arquitetura naquilo que constitui os mecanismos de regulação e de cooperação existentes no mundo contemporâneo..
2.1 – Antecedentes Históricos e Pressupostos da Globalização.
A globalização surgiu após a Guerra Fria tornando-se o assunto do momento, aparecendo nos círculos intelectuais e nos meios de comunicação, tornando possível a união de países e povos, essa união nos dá a impressão de que o planeta está ficando cada vez menor.
...