Trabalho “O Príncipe”
Ensaio: Trabalho “O Príncipe”. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tchucamello • 29/9/2014 • Ensaio • 599 Palavras (3 Páginas) • 398 Visualizações
Trabalho “O Príncipe”
1- Descreva a situação política da Itália no período do Príncipe.
R: Na Itália um período marcado pela instabilidade política, pelas guerras, estando á Itália dividida pelo poder da igreja o domínio da Franca e da Espanha configurando um principado misto e hereditários falhos.
“As falhas de Luis XII deixando de ocupar Milão e auxiliando o papa Alexandre VI ao ocupar a Romanha, faltaram os amigos, acrescentou poder espirutal e também temporal a igreja e dividiu Na polis com o rei da Espanha”.
Maquiavel pretendia ou desejava uma Itália unificada e dominada por um príncipe forte e legitimo.
2- Segundo o Príncipe, toda á cidade está dividida entre dois desejos opostos. Quais são esses desejos? Explique-os.
R: Segundo Maquiavel a cidade esta dividida pelo desejo de oprimir e dominar e desejo de lutar e resistir a este domínio.
A classe dominante tem o desejo de dominar para poder continuar em sua posição superior.
A classe dominada te o desejo de resistir ao domínio e lutar contra quem deseja dominar.
3- Qual o papel da Igreja no cenário político da época.
R: Para Maquiavel, o que confere valor a uma religião não é a importância de seu fundador, o conteúdo dos ensinamentos, a verdade dos dogmas ou a significação dos mistérios e ritos. Importa não a essência da religião e sim sua função e importância para a vida coletiva. A religião ensina a reconhecer e a respeitar as regras políticas a partir do mandamento religioso. Essa norma coletiva pode assumir tanto o aspecto coercivo exterior da disciplina militar ou da autoridade política quanto o caráter persuasivo interior da educação moral e cívica para a produção do consenso coletivo.
4- Qual é para Maquiavel o ponto de partida para a política?
R: Como Vimos o ponto de partida para ele é a divisão social entre os grandes e o povo, necessidades de organização, regulamentação das leis e administração dos bens, preservação dos mandos através de alianças, negociações e acordos políticos interno e externo, corrupção, nepotismo e favorecimento.
5- O que pensava Maquiavel a respeito da idéia do bom governo, encarnada no Príncipe virtuoso? Explique.
R: No bom governo o príncipe virtuoso deveria possuir e comandar diretamente o próprio exército deveria ser absoluto em relações as sentenças. Deve ser respeitado, temido, não odiado e agir como parcimônia.
6- Explicar a importância da fortuna.
R: A fortuna é a sorte ou destino que se opõe as ações humanas de varias formas, para Maquiavel a fortuna é poderosa onde não existe virtude para impedi-la ou enfraquecê-la.
7- Interprete a seguinte afirmação: “A lógica política nada tem a ver com as virtudes éticas dos indivíduos em sua vida particular.”
R: A lógica política é um ato profissional concebido e aplicável somente a política, isto
...