TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Indios

Por:   •  31/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 4

São Paulo, 31 de março de 2015

Aluno : Alexandre Henrique de Oliveira  RA 1512378

Matéria : Ciências Sociais Prof. Aline Motta

Relatório de visita a aldeia Guarani Tekoa Pyau

Tempo de vista : das 9:40 as 13:00 hrs

O que fizemos?

Na data de 29 de março de 2015, nós alunos do curso de Admistração, estivemos em visita a uma aldeia indígena, localizada no bairro do Jaraguá , em  São Paulo, onde a nossa visita era continuação de um trabalho que iniciamos em sala de aula, para que pudéssemos presenciar uma cultura diferente a nossa, dentro do tema em que estamos vendo na matéria de Ciências Sociais , sobre “Diversidade Cultural.”.

Confesso que quando a nossa professora, falou sobre uma tribo  indígena que moram em plena cidade grande, vieram varias perguntas em minha cabeça, como por exemplo, a curiosidade de como indígenas convivem entre si e também com outras pessoas fora de sua comunidade? Será que conseguem manter suas culturas, como artesanato e palntio de alimentos para sobrevivência, entre varias outras.

Bem , neste dia confesso que estava ancioso, para chegar no local, e conhecer um pouco mais de perto esse povo indígena, que , desde a chegada dos portugueses ao Brasil, vem perdendo sua terras e sua cultura,e principalmente , perdendo o nosso respeito, onde , nós não valorizamos os primeiros povos deste nosso país.

Chegando na Aldeia Guarani Tekoa Pyau, nós fomos muito bem recebido por todos os moradores indígenas da comunidade, onde pude observar que alguns, nos oservavam de longe, meio que desconfiado. No local haviam muitas crianças, onde inclusive algumas vinham ao nosso encontro, nos abraçando, demonstrando uma forma de carinho.

Seguimos todos, para um templo,chamado “casa de oração”, onde convidados pelo indígena com o nome em português “Wilian”, este nos pode explicar um pouco de como é a cultura deles e também falar de problemas ao qual os índios vem enfrentando atualmente.

Nós também participamos de um café da manha com eles. Comemos uma espécie de pão (tipa) feito pelas índias e um café feito também na hora. Tudo preparado ali dentro da casa de oração e de uma forma muito simples de preparo e também repartido por todos que estavam ali e quiseram experimentar.

Depois fomos conhecer a escola onde as crianças indígenas, aprendem sobre a nossa cultura, tem aula de matemática entre outras.

O meu modo de ver...

O que percebi  nesta comunidade, é que os indígenas moradores desta aldeia, tentam manter as suas culturas e costumes, fazendo isso através de algumas manifestações , como festas típicas, uso da lingua GUARANI dentro da comunidade, disseminação de conhecimento dos mais velhos para os mais novos, entre outras que pude perguntar para o Wilian.

Muitas tradições  são seguidas, para que tentem manter viva a cultura indígena entre eles, mas por outro lado, pelo que vimos , existe ainda uma forte aculturação, exercida por nós em relação aos indígenas, principalmente as gerações mais novas. Ao andar pela aldeia, pude perceber o uso de celurares por alguns jovens, onde inclusive um deles ouvia  “funk “ . Tambem o uso de roupas , o consumo de produtos industrializados , entre outros.

Percebi que entre eles existe muito respeito.

[pic 1][pic 2]

Conclusão

Foi uma experiência diferente, poder estar com índios, em uma aldeia onde todos lá dentro só falam o idioma deles (Guarani), que é a um primeiro contato um pouco difícil de falar. Inclusive o Walisson, filho do Wilian, tentou me ensinar a falar algumas palavras.

Tambem tivemos contato com uma culinária diferente ao que estamos acostumados e também um contato com pessoas em uma situação de vida bem diferente da que vivemos, tanto em conforto e como seguem em suas vidas, onde conversando com duas mulheres indígenas, elas me disseram que nunca saíram dali para ir ao centro da cidade , o máximo foi ter ido até a Zona Sul, em outra aldeia indígena para visitar parentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (336 Kb)   docx (156.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com