Trabalho Social e Saúde Mental: Análise Institucional da Prática
Relatório de pesquisa: Trabalho Social e Saúde Mental: Análise Institucional da Prática. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Queziamaria • 30/9/2014 • Relatório de pesquisa • 1.111 Palavras (5 Páginas) • 522 Visualizações
niversidade Luterana do Brasil
Disciplina: Competência Técnico-Operativo em Serviço Social I
Nome: Andrea Pereira da Silva de Ávila
Turma: 0577
Ficha de Leitura
Serviço Social e saúde mental: uma análise institucional da prática
Capítulo II
O que queremos analisar são as possibilidades de prática do serviço social em estabelecimentos, particularmente nas Instituições de Saúde Mental.
Introduziremos a questão da possibilidade de analise das sociedades das sociedades das instituições e das práticas através das instancias econômica, política e ideologias.
A sobre determinação entre a instância econômica, política e ideológica se dão também em nível institucional. Vejamos como exemplo as instituições que circundam a loucura, tais como a instituição psiquiátrica e saúde mental.
Os saberes tradicionais apregoam a existência de uma doença mental mistificando a loucura como objeto de intervenção privilegiada dos médicos, o que lhe confere um status prestigioso na divisão sociotecnica do trabalho e que melhor ganha econômica o poder médico esta reforçando ideologia organicista sobre a loucura e vice versa.
O maciço investimento de capital na industria da loucura reforça como terceiro eixo desse esquema analítico a combinação entre econômico, o político e o ideológico.Pode dizer que nas relações de apropriação do real a classe burguesa se apropria da produção social através de relações sociais de exploração que Marx Caracterizou como a extração de mais valia. Através de relações de apropriação das
formas de organização social a elite no poder se apropria da vontade legítima do povo, através de relações sociais de dominação que é efetuada por exemplo na divisão social do trabalho ou no Estado.
O caráter institucional da sociedade permite a extensão de tais conceitos para as instituições sociais, tanto em seu sentido universal, por exemplo, a instituição “psiquiatria” , quando no seu sentido particular e conceito o estabelecimento psiquiátrico por exemplo que se considere a instituição geral ou particular o agente privilegiado é o médico psiquiátrico no exemplo citado. Que estejamos nos referindo a uma industria privada particular ou ao modo de produção capitalista o mandante será um conjunto de burgueses ou de burguesia.
A instituição pode ser analisada como econômicas, políticas e ideológicas de acordo com a transformação que suas relações sociais engendram.
O predomínio da transformação nas respectivas instancia conceitua a instituição.
Assim uma parcela pode ser dita instituição econômica; um partido político pode ser considerado uma instituição política, pois tem um projeto de organização social, uma escola pode ser analisada como umas instituições de instancia ideológicas as instanciam econômicas, políticas e ideológicas podem ser:
• Instancia determinante: aquele que é condição de existência social determinante em última instancia.
• Instancia dominante: aquele que é condição de reprodução social instancia determinante mais imediato
• Instancia decisiva: aquele que condução de transformação social
instancia revolucionária.
Porem tal como a sociedade e as instituições toda a prática combina elementos das três instancias e nela tem efeitos.
O que caracteriza a instancia e o objeto que é transformado na pratica social se é econômico, político ou ideológico, respectivamente algo matéria a organização social os ideais.
Assim como foi capaz de articular a prática a sociedade isto é do trabalho operário cotidiano dentro da falência é uma concepção de sociedade imantada pela luta de classes queremos mostrar como o referencial da analise institucional que em outra área de atuação do Serviço Social que não a ampare e no presente a gestão de saúde mental também o trabalho cotidiano profissional esta ligado ao movimento da história.
Devemos fazer a resalva de que a psiquiatria não engendra classe sociais antagônicas que movimentam a sociedade inteira as sua contradições ao longo da história na assistência psiquiátrica também gerou contradições sociais e relações sociais de apropriação indevida as quais contribuem para produzir a sociedade capitalista.
Portanto o nível institucional deve ser analisado permanentemente caso contraria não haverá outra historia e mudança de transformação social.
Mas extraiu categorias históricas como classes sociais burguesa proletária e luta de classes para explicar a sociedade.” A história de toda a sociedade até hoje é a história
...