Trabalho Sociologia em Ciências Sociais
Por: analuludf • 22/1/2017 • Artigo • 711 Palavras (3 Páginas) • 535 Visualizações
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA
CURSO: INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA (Código da Disciplina: 134465)
TURMA "E" – TER/QUI 10h – 11h50
2º SEMESTRE/2016
PROFESSOR: BRUNNO HOFFMANN VELLOSO DA SILVA
ALUNO: ANA LUIZA SARAIVA DINIZ
MATRICULA: 14/0129693
ESTUDO DIRIGIDO 3 – TEMA 2
Muitas pessoas estudam sociologia acreditando que assim aprenderam lidar com pessoas, mas isso é uma versão distorcida do que é a sociologia. A sociologia visa estudar e entender os problemas das pessoas, mas não para resolve-los. O sociólogo usa meios científicos para descobrir as implicações dos acontecimentos humanos, suas descobertas podem assim se estender para vários campos da sociedade.
Esse é basicamente o tema abordado no primeiro capítulo do livro perspectiva sociológicas de Berger. “Nada, porém, existe de inerente a atividade sociológica de tentar compreender a sociedade que leve necessariamente a essa ação, ou a qualquer outra.” (BERGER, 2002, p.14) A sociologia busca compreender a sociedade, a sociologia é uma forma de consciência.
Para Berger o sociólogo é um ser humano, portanto tem convicções, emoções e preconceitos, e por isso ele precisa treinar seu intelecto para compreender e controlar essas coisas (BERGER, 2002, p.14) É muito importante que o sociólogo seja objetivo e tenha certa exatidão em seu estudo, coisa que pode ser atrapalhada por seus sentimentos e preconceitos pois dessa forma ele deixa de estudar o caso como ele é e trata o caso como ele acha que deveria ser. Como Berger diz “O sociólogo então, é uma pessoa que se ocupa de compreender a sociedade de uma maneira disciplinada.” (BERGER, 2002, p.26). O sociólogo é portanto interessado nos atos dos homens.
A sociologia tem como objeto de estudo a sociedade. O sociólogo está interessado nas relações e interações humanas. No capítulo 2 do livro citado acima Berger diz que a sociologia é constituída por uma forma de consciência peculiarmente moderna (BERGER, 2002, p.36). O sociólogo encontra material de estudo em todas as atividades humanas a perspectiva sociologia “olha por trás dos bastidores” estudando e conhecendo a realidade e o que move os fatos sociais e seus problemas. A sociologia tem uma visão da humanidade.
A sociedade não é só algo quantitativo, mas uma complexa relação social. Paras pessoas se relacionarem socialmente é preciso que as pessoas orientem umas às outras. Segundo Berger o sociólogo tem interesse em olhar além das metas das ações humanas comumente aceitas ou oficialmente definidas (BERGER, 2002, p.39). Problema sociológico, consiste menos em determinar porque algumas coisas “saem erradas” do ponto de vista das autoridades do que conhecer como todo o sistema funciona, quais são os seus pressupostos e como ele se mantém coeso, ele compreende a situação social em seu todo.
Berger cita que “A consciência sociológica seja inerentemente desmistificadora.” (BERGER, 2002, p.48). Um exemplo é sobre o amor, baseado em estudos é observado que as pessoas ao se apaixonarem se apaixonam pela pessoa que tem certos atributos (como raça, ética, religião e etc.) que se qualificam para a pessoa que se apaixonou por ela, ou seja, as pessoas se permitem ter aquele sentimento e não é comum ser algo ao acaso por alguém por exemplo que ter uma característica que gera em no outro preconceito. O sociólogo entende isso observando o caráter autônomo dos processos sociais (BERGER, 2002, p.50). A sociologia representa a consciência de um mundo em que os valores têm sidos radicalmente relativizados, por isso a sociologia é dita moderna (BERGER, 2002, p.59).
...