TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Pesquisa

Por:   •  22/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.471 Palavras (10 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

POLO ACARAÚ - CE

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS

A POLÍTICA NO CONTEXTO DO SERVIÇO SOCIAL

         

                                                           

Equipe: Andrey Roger carvalho RA: 350045

          Alanna Karen Sousa Freitas RA: 371640

          Parcely Junho Junho Mendes Teófilo RA: 360393

         Tiago Barreto de Alencar RA: 374333

         Thaynar Teles Osterno RA: 373694

        

ACARAÚ - CE

SETEMBRO/2013.

RESUMO

Abordamos temas pertinentes de maneira critica e consciente relacionados ao Serviço Social, analisando sua atuação junto ás políticas sociais no contexto político atual. Cita pontos relevantes apresentados no filme: Gandhi, com direção de Richard Attenborough destacando as principais questões sociais por ele mostradas, sob o ponto de vista do profissional da área do Serviço Social. Questionará os direitos dos cidadãos garantidos pela o artigo 6° da Constituição Federal de 1988, mostrando como a população esta tendo acesso a eles.

Palavras-chave: Política Social. Constituição Federal. Direitos dos Cidadões.          

* Alunos do curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera Underp

abstract

We address relevant issues so critical and conscious related to Social Services, analyzing their work with ace social policies in the current political context. Cites relevant points presented in the film: Gandhi, directed by Richard Attenborough highlighting key social issues shown by him, from the point of view of the professional field of Social Work. Tried citizens' rights guaranteed by Article 6 of the Constitution of 1988, showing how the population is having access to them.

Keywords: Social Policy. Federal Constitution. Rights of Citizens.

INTRODUÇÃO

Atuação junta ás políticas sociais no contexto do serviço social sempre esteve relacionada com a origem da profissão. Onde a política pode ser definida como ações que procuram diminuir as desigualdades sociais para obterem um aumento nos níveis e qualidade de vida dessas pessoas. No filme: Gandhi, com direção de Richard Attenborough, as questões sociais estavam presentes no contexto daquela sociedade que se encontrava em uma situação de miséria e pobreza. Até então nasce um grande e  considerado o principal líder na luta pela Independência da Índia, onde se destacou com o “amor e a fé” que sempre prevalecia. A questão dos direitos dos cidadãos garantidos pela o artigo 6° da Constituição Federal de 1988  está bem longe do que se tem na realidade brasileira, onde o acesso as esses direitos são cada vez mais precários. Sabemos que é dever do Estado  garantir a redução do risco de doenças e de outros agravos, o acesso pra todos e igualitário criando seus meios pra efetivar esses dereitos, meios esses que são claramente especificado no artigo 196 da seção II da saúde.


  1. POLÍTICA NO CONTEXTO DO SERVIÇO SOCIAL

         Quanto à definição da política, antes de tudo temos que acrescentar, que na gênese do serviço social, ou seja, a origem nos permiti visualizar um vinculo genético entre si, por dois motivos que nos levam acreditar, o primeiro é pelo o surgimento e o segundo pelo o desenvolvimento paralelo dos mesmos. De acordo com (CARLOS MONTAÑO 2009:P 70).

Existe desde do inicio uma relação intima entre a política e o serviço social. A política pode ser definida como ações que procuram diminuir as desigualdades sócias oriundas das naturais, diferenças entre os sujeitos e suas relações na sociedade e no mercado. Ou seja, são as ações que visam, ou melhor, orientam a população que estão em desigualdades sociais para obterem um aumento nos níveis e qualidade de vida, dessa forma contribuindo para a diminuição das desigualdades sociais. Como também a intervenção na realidade, por meio das ações que buscam e destinam recursos para aumentar o bem-estar da população, atingindo principalmente a diminuição nos setores daqueles que vivem em situação de pobreza. (CARLOS MONTAÑO 2009: P 71).

No contexto de política, além de ser uma ciência de bem governar um povo, é também a implementação e efetivação da política social, no atendimento as necessidades sociais básicas da população através da garantia de seus direitos na constituição federal de 1988.

                  DOS DIREITOS SOCIAIS

Art. 6º - São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (Constituição Federal De 1988, Art.º 6 Dos Direitos Sociais).

        As políticas sociais são vistas como  instrumentos de combate a miséria e redução das desigualdades sociais, com isso certificam-se que o Assistente Social é um ator de execução dessas políticas, mas quando analisamos em uma perspectiva “indigenista”, vê-se o serviço social como uma etapa mais desenvolvida, organizada e tecnificada da caridade e da filantropia. Onde a realidade do profissional do Assistente Social é completamente diferente do que vimos anteriormente, ou seja, ele passa de um mero executor para  um importante instrumento de elaboração de políticas sociais. (CARLOS MONTAÑO 2009: P 75).

Os documentos da CBCISS (centro brasileiro de cooperação e intercâmbio de serviço social) nos trabalhos de VIEIRA(1979) expressa os pensamentos nesta perspectiva. As políticas sociais como um conjunto de programas e medidas cujo objetivo é assegurar o bem-estar social, tal como explanada por determinada sociedade, tanto a curto como em longo prazo, e que reflete certas prioridades e valores tidos como importantes para referida sociedade.  Mais adiante a mesma autora, comenta sobre a finalidade dessas políticas sociais, que segundo ela “é alcançar o bem-estar para toda a população” e ao mesmo tempo acrescenta que é difícil definir o bem-estar social, designando uma situação, um conjunto de medidas, capazes de proporcionar aos indivíduos e as famílias condições normais de vida e tornar a vida sempre mais feliz em todos seus aspectos. Percebemos que este bem-estar é compreendido como um estado relativo, pois essa situação varia de uma sociedade a outra, e nesse mesmo tempo tem-se ao indivíduo uma felicidade dentro da célula básica da sociedade que é a Família. (OTTONI VIEIRA, 1979: P 25).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (258 Kb)   docx (97.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com