Trabalhode grupo
Por: LucileneCardoso • 10/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.165 Palavras (9 Páginas) • 144 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
- INTRODUÇÃO
O comercio varejista no município de São Felix do Xingu é bastante praticado, e vem se desenvolvendo cada vez mais, desde o seu surgimento. As primeiras lojas que surgiram, contaram com a grande dificuldade de comunicação e de trafego de trânsitos, pois o município não tinha uma boa estrutura de estradas, telefones, acesso a internet, etc., mas tinha-se a vantagem de se ter poucos concorrentes, pois o que havia até então, na cidade eram mascates, vendedores ambulantes, costureiras. Algumas pessoas tinham em casa sua maquinas de costura, viajavam e compravam tecidos e linhas e faziam roupas da família, outros contratavam os serviços de costureiras.
Com o passar do tempo foram se instalando aqui na cidade lojas de tecidos, loja de calçados e confecções de roupas, moda masculina e feminina, dentre outros. Atualmente a cidade conta com os mais diversificados tipos de comércios, porem todas são empresas de pequeno porte, micro empresas, Pensando nisso, o intuito deste trabalho é propor a criação de uma nova empresa para o município com o ramo de atividade o comercio varejista de moda intima feminina para atender as necessidades do município e conseguir projetar boas vendas, pensando em um resultado positivo.
- PESQUISANDO A ATIVIDADE DE COMERCIO VAREJISTA
JUSTIFICATIVA
Considerando que, o município de São Félix do Xingu conta com muitas lojas de confecções, mas poucas investiram na moda intima feminina especificamente, e que a cidade está cada vez mais exigente quando se trata de preço e qualidade e a procura por uma loja mais completa desses tipos de artigos tem crescido no mercado, surge então, o interesse de implantação de uma empresa nesse ramo de atividade especifico para atender o mercado e suprir a procura. Mas para chegar à decisão da escolha dessa atividade econômica foi fundamental o conhecimento da contabilidade empresarial, conhecimentos de planejamento tributário, administração e orçamento empresarial, dentre outros, Pois só dessa forma será possível garantir que a mesma possa p está adequada ao mercado competitivo.
HISTORICO
O comercio é uma atividade econômica praticada e desenvolvida desde os povos antigos se dava pela troca de bens sem o uso da moeda. Inicialmente baseado no oferecimento de itens básicos de subsistência.
A primeira forma de comércio de que se tem notícia em terras brasileiras existiu sob a forma do escambo. Era como os primeiros exploradores utilizavam da mão-de-obra indígena para a exploração do pau-brasil em troca de quinquilharias e bugigangas. Com o passar do tempo resolveu-se criar a moeda para facilitar as relações de comercio, e desenvolveram-se as grandes exportações do Brasil para o exterior, como o café. Por volta da década de 70, o café já havia se expandido e começava o processo de transformação do trabalho escravo para o assalariado. Iniciava-se então o processo de industrialização. Esse processo de industrialização intensificou-se a partir de 1880 e se concentrou no estado de São Paulo e na cidade do Rio de Janeiro, centros produtores de café e do comércio exportador e importador no país.
No início de século XX, se destacaram os primeiros imigrantes que aplicaram seu pequeno capital na fabricação de produtos que antes eram importados, tornando-se tempos depois grandes empresários do ramo industrial aqui no brasil. O processo de industrialização foi se desenvolvendo e como consequência veio também à urbanização com o aumento da população nas cidades.
Varejo
Com o crescimento das cidades, o comércio foi se adequando e se aprimorando para conseguir se mantiver firme. Mais organizado e eficiente ele se espalha. Nessa fase, o varejo simplesmente reproduz os modelos já desenvolvidos na Europa e nos EUA, com poucas adaptações locais.
Novas estruturas vão se desenvolvendo largamente, seguindo o desenvolvimento do capitalismo local. Nos anos 80 a segmentação alcança o varejo em cheio. Varejistas especializados em segmentos específicos vão compor uma leva de novas marcas e estabelecimentos. Também surgem os hipermercados, desbancando os supermercados de vizinhança. Também temos nessa fase o crescimento acentuado no modelo de franquias, dentre outros.
Nos dias atuais o comercio varejista é bastante desenvolvido é bem cotado em nosso país, contamos com os mais diversos tipos de varejo desde o comercio alimentícios até as confecções de roupas.
TRIBUTAÇÃO
Um planejamento tributário previne a saúde de qualquer empresa, pensando nisso, é essencial que se conheça os tributos incidentes na atividade econômica escolhida, são eles:
IRPJ- Imposto de Renda Pessoa Jurídica, recolhido da empresa para a receita federal.
CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro
Assim como o IRPJ, a contribuição social federal tem apuração e pagamento definidos pela opção de tributação (lucro real, presumido ou arbitrado). Sua administração e fiscalização compete à Receita Federal. O prazo de recolhimento é o mesmo do IRPJ. Pode ser trimestral ou mensal.
PIS/Pasep – Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público
A contribuição federal, administrada e fiscalizada pela Receita Federal, é apurada mensalmente sobre o valor do faturamento mensal de empresas privadas, públicas e de economia mista ou da folha de pagamento das entidades sem fins lucrativos. A alíquota varia de 0,65% a 1,65%. O prazo de recolhimento é até o último dia útil da quinzena do mês seguinte.
COFINS: Contribuição Social sobre o Faturamento para Financiamento da Seguridade Social.
...