Turismo na velhice
Seminário: Turismo na velhice. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thamiresmorais • 12/12/2013 • Seminário • 1.101 Palavras (5 Páginas) • 329 Visualizações
Turismo na terceira idade
Introdução
O mundo contemporâneo vem experimentando um rápido processo de envelhecimento da população, com isso, o setor de turismo passou a investir, oferecendo pacotes, financiamentos e facilidade de créditos, além de programas do Governo incentivando esse tipo de turismo que hoje já representa uma porcentagem enorme, comparada a alguns anos atrás.
Programa de incentivo ao Turismo
"O Ministério do Turismo criou em 2007 o programa “Viaja mais melhor idade”, em parceria com a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) e o IMB (Instituto Marca Brasil); como parceiros operacionais, a ABCMI (Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade), a ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), a ABR (Associação Brasileira de Resorts), o FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) e a FNHRBS (Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares); e conta com o apoio da ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagens), do Ministério da Previdência, do Ministério do Trabalho, do INSS, da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil, dos Órgãos Estaduais de Turismo das Unidades da Federação, do Projeto Vai Brasil, do SEBRAE e do SESC."
Tem como objetivo movimentar o mercado brasileiro de turismo e uma forma de inclusão social, mas foi encerrado em 2010 com sucesso, por gerar R$ 531 milhões com 599 mil pacotes turísticos vendidos dentro do programa.
Em setembro de 2013 volta o programa, está em sua segunda edição e oferece descontos especiais para os idosos, e, em baixas temporadas pode chegar até 70%, além de oferecer financiamento através dos bancos cadastrados, que parcelam em até 48 vezes, com taxas de juros reduzidas.
O programa agrega 22 operadoras de turismo com 270 ofertas de produtos e serviços que precisam estar cadastradas no cadastur, um sistema de cadastramento de pessoas (físicas ou jurídicas) que atuem no setor de Turismo, a fim de permitir o acesso a diferentes dados sobre as prestadoras de serviço turísticos cadastradas. Executado pelo Ministério do Turismo, com parcerias de órgãos oficiais de turismo, atua em 26 estados brasileiros, mais o Distrito federal.
Principais Destinos dos idosos
A variedade destinos que os idosos procuram é imensa, mas os lugares mais visitados são Fortaleza e Natal no nordeste, cidades mineiras históricas, Foz do Iguaçu, Caldas Novas, cruzeiros pelo litoral brasileiro, dentre outras. Já viagens internacionais geralmente incluem cruzeiros pelas costas europeias, Estados Unidos da América e Portugal.
Setenta destinos são ofertados pelo programa “Viaja mais melhor idade”, mas a meta é aumentar os destinos ate que alcance todos os estados brasileiros.
Lugares ainda precisam se adequar para atender com melhor qualidade esse publico, que na sua grande maioria gosta de conversar, precisa de atenção, cuidados médicos, rampas de acesso, escadas com corrimão, uma alimentação mais leve... Não se pode generalizar, pois existem vários tipos de turistas, até mesmo se tratando da terceira idade, cada um tem seu temperamento e característica, alguns adoram diversão, sair, conhecer, explorar, dançar rir e se divertir, outros apenas relaxar na praia e curtir as belezas.
“Nos últimos 10 anos, houve uma considerável evolução nas ofertas de pacotes e adaptação de roteiros turísticos para o público da terceira idade, mas ainda falta muito para suprir a demanda nacional”. Segundo Betty Fromer, mestre em Ciências da Comunicação na área de Turismo e escritora do livro Turismo e Terceira Idade.
Para participar do programa, o solicitante deve acessar o seguinte link : www.viajamais.gov.br escolher um pacote e a empresa, e negociar direto com a prestadora de serviços. Para comprovação o turista deve ter 60 anos ou mais e levar a documentação necessária documento oficial com foto e se necessário comprovante de recebimento da aposentadoria ou pensão.
Como dito acima melhorias precisam ser feitas, muitas coisas adaptadas, porque esse tipo de turista vem crescendo e movimentando muito o mercado do turismo no Brasil e toda melhoria é bem vinda, pois o retorno é garantido.
Pacotes
As agências oferecem passeios para diversas regiões do Brasil, além de passeios religiosos como para a Aparecida do Norte e para eventos como a Expoflora. “Todos os pacotes de viagens possuem seguro de vida, além do acompanhamento de um guia credenciado Embratur e um representante da agência”.
Obstáculos
No entanto, o desafio das cidades brasileiras para atender bem o turismo da 3ª idade é eliminar alguns obstáculos que surgem pelo caminho desses turistas. Pois o Brasil precisa melhora sua infra estrutura como por exemplo as Calçadas irregulares,
...