UMA ONDA NO AR- O FILME
Trabalho Escolar: UMA ONDA NO AR- O FILME. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Maria120 • 19/2/2015 • 1.260 Palavras (6 Páginas) • 1.349 Visualizações
Análise do Filme: “Uma onda no ar”
RÁDIO FAVELA
Uma das emissoras comunitárias de maior visibilidade no país, a Rádio Favela, instalada em Belo Horizonte (MG), funcionou sem autorização entre 1981 e 1996, quando recebeu a outorga como emissora educativa, na freqüência 106,7 FM. A emissora alcançou grande visibilidade em função do seu reconhecimento pela Organização das Nações Unidas (ONU), devido à realização de campanhas preventivas e educativas contra o tráfico e uso de drogas e a violência. Por causa desse reconhecimento e diante da audiência entre os ouvintes, a emissora teve a história contada no filme “Uma onda no ar”.
Hoje a Rádio Favela é mantida pelos moradores da Vila Nossa Senhora de Fátima, localizada no Aglomerado da Serra, composto por 11 vilas e favelas e população estimada em cerca de 160 mil habitantes. De acordo com um dos fundadores da emissora, Nerimar Wanderley Teixeira, a emissora nasceu do desejo da população local de criar um espaço para divulgar a música e a cultura negras, denunciar a discriminação contra os moradores, dos principais problemas relacionados à violência e às drogas e das dificuldades vivenciadas pela população, como a falta de infra-estrutura, de saneamento urbano.
A Rádio Favela pertence hoje à Fundação Educativa Cultural e Comunitária de Belo Horizonte, presidida há mais de 20 anos por Misael Avelino dos Santos, mantenedora da Associação de Comunicação Comunitária da Rádio Favela, que Todas as informações foram transmitidas por Nerimar Wanderley Teixeira, em entrevista à autora, em abril de 2004. Coordenador da Rádio Favela e um dos fundadores da emissora a rádio abriga também uma escolinha de reforço para os alunos da comunidade. Quatro professores, pagos pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, se revezam na sede da emissora para darem orientação e ajuda às crianças nos estudos, nos períodos da manhã e tarde.
A receita da Rádio Favela, segundo Teixeira, vem exclusivamente de apoio cultural. Atualmente a emissora mobiliza cerca de 50 voluntários em sua rotina de trabalhos, sendo que alguns funcionários recebem uma comissão pela publicidade divulgada. A rádio concentra especial atenção em sua programação para a prevenção de doenças, razão pela qual constantemente promove campanhas próprias preventivas, especialmente contra o câncer de próstata e de mama e vacinação.
1- Este estudo sobre as emissoras radiofônicas comunitárias brasileiras considera a força do rádio não apenas a partir do caráter dialógico, mas também pela importância do seu papel para a democratização da comunicação. Escreva um texto (até 20 linhas) relacionando os conceitos de participação social, idadania, estratégias de gestão, com os efeitos da rádio na produção da subjetividade da comunidade local. (5 Pontos)
Atualmente nosso país é democrático, onde temos o direito e dever de escolher nossos políticos e até mesmo, questionar suas decisões. Entretanto a verdadeira realidade democrática é bem diferente desse ideal de cidadania que desejamos, pois vivemos num país de exuberantes desigualdades sociais e problemas socioeconômicos graves.
Dentro dessa reflexão, surge a Rádio favela que tem como objetivo e motivação se contrapor a qualquer outro tipo de mídia, que não representava os interesses dos moradores da favela.
Na necessidade de mudar a maneira como os moradores da favela são vistos, os amigos Jorge, Brau, Roque e Zequiel batalham para construir a rádio, mas uma Rádio diferente, que fala do povo na linguagem do povo e luta para resolver problemas aparentemente simples da população..
Com o crescimento da Rádio e de suas idéias a população vai se identificando, e dando audiência, fortalecendo-a e dando cada vez mais espaço para suas idéias. Com maior visibilidade, a demanda social da população ganha espaço promovendo movimentos que dizem respeito à dinâmica da comunidade.
Contudo é evidente que a Rádio Favela abre espaço para que a população participe dos movimentos sociais que ela permeia, garantindo maior expressão e prática da cidadania na comunidade, além de inspirar estratégias de gestão no funcionamento da Rádio e da favela como um todo.
2- Identifique cenas do filme que caracterizam o Trabalho Social e a Atividade Social e explique. Fundamente-se no papel da atividade (programação da rádio), no papel do agente, e nos objetivos de cada um. (5 pontos)
O trabalho social é caracterizado por co-gestões, que tem agentes mediadores onde os envolvidos (clientela) são participativos e a atividade exercida é um meio de se alcançar o objetivo final, ou seja, o trabalho social visa à promoção humana. Tal afirmação pode ser exemplificada com a cena do filme onde os moradores da comunidade oferecem suas casas para abrigar a Rádio da perseguição da polícia e assim, mantê-la a salvo e funcionando. E quando a comunidade reuniu contribuições para consertar os equipamentos que a polícia destruiu quando invadiu
...