Teoria Das Necessidades X Filme A Onda
Trabalho Universitário: Teoria Das Necessidades X Filme A Onda. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: boomadden • 23/6/2013 • 285 Palavras (2 Páginas) • 1.618 Visualizações
Filme “A Onda”
A Teoria das Necessidades de David Mc Clelland apresenta três necessidades humanas como motivadoras: necessidade de realização, de poder e de associação. Relacionando o filme “A Onda”, podemos citar como exemplo o poder que o professor Rainer Wenger passa a exercer sobre a turma, e como isso o motiva a continuar com as aulas, mesmo sendo aconselhado por pessoas próximas a parar. A turma, que no início das aulas não interagia muito bem entre si, cria um vínculo de amizade e luta por isso, defendendo os demais integrantes e agindo como um grupo, como uma equipe. Eles encontram nas aulas oportunidades de reconhecimento, responsabilidade e realização. Isso pode ser verificado em momentos como quando defendem os colegas de agressões de membros do movimento anarquista e quando o grupo se une para divulgar o símbolo do grupo em toda a cidade. O educador Wenger passa a ter autonomia sobre os alunos e estes, passam também a tomar decisões (como quando escolhem o nome do movimento, “A Onda”). Estes exemplos podem ser relacionados também à Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow, que se refere às necessidades sociais, de autoestima e autorrealização do ser humano.
A Teoria ERG (Existência, Relacionamento e Crescimento) relaciona a motivação com aspectos como envolvimento com familiares e amigos, necessidade de segurança e de desenvolvimento pessoal. Podemos identificar esses aspectos no filme, ao verificar como o movimento cresceu em apenas uma semana e como os relacionamentos se tornaram tão fortes, a ponto inclusive, de provocar conflitos com os indivíduos que estavam contra o grupo. Podemos identificar a existência de um forte vínculo, que motivou pessoas de classes, gostos e costumes diferentes a se unir e empenhar em torno de um movimento.
...