Unidade 3
Monografias: Unidade 3. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danieledmgs • 4/11/2013 • 1.590 Palavras (7 Páginas) • 519 Visualizações
Unidade 3
Pergunta 1 .0,2 em 0,2 pontos
Correta Em 12 anos como consultor e mais de 20 trabalhando dentro das empresas, nunca vi nada mais poderoso do que a cultura de uma organização. Ela é capaz de enfeitiçar as pessoas. De transformar empregados em soldados fiéis - kamikazes da batalha empresarial - ou mesmo em zumbis corporativos, sem razão ou emoção. Para consultores e analistas, a cultura empresarial é sempre responsável pelo que acontece de bom e de ruim nas empresas. Ao tentar implementar uma mudança, logo ouvimos: - Não vai dar certo... - Já vi esse filme antes... - Aqui!? Não muda nada... - Com esse chefe que nós temos! Hummm! Comportamentos suficientes para minar os esforços de mudança de qualquer organização. Quando uma mudança dá certo, o mérito é do big boss que teve determinação, coragem e visão. Quando não dá, é a cultura que não permite. (Dermeval Franco, in Guiarh.com.br)
Observa-se, cada vez mais, que as organizações modernas devem ter uma cultura inovadora. Isso significa que: Assinale a alternativa correta.
Resposta
Resposta Selecionada: e.
A organização está inserida em um ambiente globalizado, marcado por mudanças tecnológicas, sociais, pela ênfase no cliente, pela qualidade e alianças estratégicas.
Resposta Correta: e.
A organização está inserida em um ambiente globalizado, marcado por mudanças tecnológicas, sociais, pela ênfase no cliente, pela qualidade e alianças estratégicas.
Feedback da resposta: O mundo moderno exige que as empresas possuam em suas culturas valores como flexibilidade e inovação. Com a emergência do conceito de organizações de aprendizagem, o conceito de culturas fortes passou a sofrer críticas, pois diante do dinamismo dos cenários competitivos contemporâneos, uma cultura forte pode gerar conformismo e rigidez, à medida que as pessoas não se sentem estimuladas a adotar valores, conceitos e prioridades considerados atípicos ou não compartilhados na organização. Se as condições ambientais mudam, a cultura organizacional forte, uma vez associada ao sucesso, pode induzir ao fracasso em virtude da inexistência de mecanismos capazes de perceber a necessidade de mudanças, tais como as promovidas pela globalização, tecnologia e seus impactos.
. Pergunta 2 .0,2 em 0,2 pontos
Correta A competitividade que se estabeleceu a partir da década de 80 exigiu novo papel da gestão de recursos humanos. Com a passagem para gestão de pessoas esta tem assumido papel estratégico, tentando transformar pessoas em fonte de vantagem competitiva, entretanto obter vantagem competitiva através de pessoas não é tão simples como parece.
Tendo o texto acima como referência inicial, considere as afirmações abaixo:
(I) O direcionamento estratégico da empresa, os negócios em que pretende participar, o mercado em que pretende atuar e o crescimento esperado para o futuro são inputs para a gestão estratégica de pessoas.
(II) Empresas de sucesso procuram atrair talentos, ou seja, trabalhadores proativos, inovadores e automotivados. São pessoas que investem na empresa com esforço, dedicação, responsabilidade e comprometimento, na expectativa de colher reconhecimento pessoal e gerar resultado organizacional.
(III) Na atual concepção, pessoas são recursos da organização. O foco da gestão estratégica de pessoas é a adaptação do indivíduo à empresa, garantindo, deste modo, a produtividade.
Estão certos apenas os itens:
Resposta
Resposta Selecionada: d.
I e II
Resposta Correta: d.
I e II
Feedback da resposta: Existe uma evolução no conceito de gestão estratégica de pessoas, motivada pela necessidade das organizações tornarem-se mais competitivas. A crescente necessidade de planejamento e intervenções com foco estratégico visa à mudança do modelo de controle para o de comprometimento de pessoas com a organização. As organizações têm sido pressionadas tanto pelo seu próprio ambiente interno (tecnologia, condições de vida, padrão de valorização, etc. que têm influenciado o conjunto de expectativas que as pessoas possuem com relação às organizações e o trabalho) como pelo ambiente externo no qual estão inseridas (trabalho flexível, globalização, necessidade de revitalização de produtos para inserção em mercados locais e globais, etc.) a rever o seu modo de gerir pessoas e efetuar algumas mudanças.
. Pergunta 3 .0,2 em 0,2 pontos
Correta O desafio das empresas na atualidade é a identificação e implantação de técnicas de gestão que favoreçam o sucesso no mercado competitivo em que se posicionam. Deste modo, a organização precisa estar alinhada com definições estratégicas claras, sustentadas por uma gestão com amplo envolvimento e participação de seus colaboradores. A respeito das expectativas atuais relativas à atuação estratégica da área de gestão de pessoas, avalie as afirmações.
I. As estratégias utilizadas pelas organizações, por se caracterizarem como padrões dinâmicos e multifacetados, tornam difícil o processo de desenvolvimento de capacidades dos indivíduos.
II. A área de gestão de pessoas deve estar voltada para o atendimento da padronização das competências dos indivíduos.
III. A definição de comportamentos e diretrizes de ação que orientam os esforços estratégicos da gestão de pessoas não perpassa a discussão acerca da cultura organizacional.
IV A área de gestão de pessoas pode orientar políticas e ações, visando à aquisição das competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais.
Estão corretas apenas as afirmações:
Resposta
Resposta Selecionada: a.
I e IV
Resposta Correta: a.
I e IV
Feedback da resposta: É necessário considerar as pessoas como fontes principais de vantagem competitiva, não por simplesmente desempenharem papéis definidos na implantação de estratégias, mas por apresentarem características singulares,
...