Desafio Serviço Social
Exames: Desafio Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: crisschulz • 28/3/2015 • 2.504 Palavras (11 Páginas) • 494 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
UNIDADE PELOTAS
SERVIÇO SOCIAL
CRISTINE SCHULTZ SCHULZ RA: 9904001254
JAQUELINE NUNES BRIM RA: 8528990152
LUCIANA SILVEIRA DOS SANTOS: 8979232983
ATUAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL, MEDIANTE O CÓDIGO DE ÉTICA E O MEIO AMBIENTE, NO DESAFIO DA SUSTENTABILIDADE NO SÉCULO XXI
Tutora: Maristela Letzow Silva
PELOTAS
2014
CRISTINE SCHULTZ SCHULZ
JAQUELINE NUNES BRIM
LUCIANA SILVEIRA DOS SANTOS
ATUAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL, MEDIANTE O CÓDIGO DE ÉTICA E O MEIO AMBIENTE, NO DESAFIO DA SUSTENTABILIDADE NO SÉCULO XXI
Intervenção do Assistente Social na sociedade contemporânea direcionada à conscientização, educação e cidadania da comunidade em geral, visando à valorização do nosso planeta, para a construção de uma sociedade mais justa e responsável.
PELOTAS
2014
O objetivo deste desafio é mostrar a atual realidade vivenciada pela população brasileira, frente às diversas mudanças que tem ocorrido na sociedade contemporânea através do consumismo desenfreado e os descasos governamentais. Muitas perguntas têm sido feitas a respeito do nosso futuro como população. Onde chegaremos? Onde o nosso planeta chegará? Ou não chegará? Teremos condições de sobrevivência futuramente? Onde chegaremos sem uma reeducação, sem ter quem nos ensine a plantar mais árvores, a fechar as nossas torneiras para que não falte água, um líquido tão precioso e indispensável à nossa sobrevivência? Qual o papel ou função que temos como Assistentes Sociais nessa batalha que também é nossa? Como lidar com a ética ou a falta dela? Como lidar com uma humanidade que convive numa atual crise consigo mesma, sendo desafiada diariamente pelo consumismo? O presente século tem enormes conflitos e questionamentos como: degradação do nosso planeta, causado senão unicamente por nós mesmos. Precisamos aprender a conviver numa maneira conflitante com as modificações políticas, sociais, econômicas e ecológicas e buscar meios e alternativas de tornar o nosso planeta um lugar mais saudável.
O Assistente Social não somente defende e reafirma os direitos e as necessidades sociais, mas garante e melhora as condições de vida, em um processo que não se esgota, lutando em prol da cidadania, comprometendo-se com a qualidade dos serviços prestados e com o fortalecimento do usuário. Respeitando as posições filosóficas, políticas e religiosas, garantindo a dignidade de cada pessoa, zelando pela família como um todo, que é a base da sociedade, a partir dos interesses e anseios coletivos, por meio dos movimentos sociais, programas e políticas sociais.
No cumprimento dos deveres da profissão o Assistente Social assume uma atitude que potencializa as ações dos sujeitos, com ações que determinam mudanças comportamentais e transformações sociais, bem como preocupações ecológicas e conservação do meio ambiente, pensando nas próximas gerações, cumprindo com um dos deveres cívicos, pensando na pátria e na humanidade em geral, colaborando com os poderes públicos na preservação do bem comum e dos direitos individuais, respeitando a justiça em todas as suas formas: comutativa, distributiva e social.
Seja qual for o espaço de atuação de prestação de serviços sociais, no campo do planejamento, da gestão e execução das políticas, dos programas, dos projetos e serviços sócio-assistenciais, o profissional deverá indicar os meios de concretizar, trazendo benefícios à população excluída, visando a uma sociedade justa e igualitária, melhorando as condições de vida, mantendo a ética e a sustentabilidade às políticas públicas, reivindicando leis, direitos e acessos múltiplos, diminuindo os desníveis sociais, em uma dimensão de gerenciamento, planejamento e execução direta de bens e serviços à indivíduos, famílias, grupos e coletividade.
Os modos de produção e consumo causam devastação ambiental, esgotamento de recursos e extinção de espécies. Em nossa sociedade existem grandes paradoxos, onde riqueza e pobreza ocupam o mesmo espaço, sendo que essa diferença entre ricos e pobres está aumentando porque os benefícios do desenvolvimento não estão sendo eqüitativamente divididos. As mazelas sociais como pobreza, injustiça, violência, ignorância têm aumentado e são preocupantes.
Diante dessas situações, é necessário criar um pacto global para cuidar uns dos outros e para cuidar da Terra:
Devemos nos juntar para gerar uma sociedade sustentável global fundada no respeito pela natureza, nos direitos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade de vida e com as futuras gerações. (HTTP://www.cartadaterrabrasil.org/prt/text.html - Acessado em 26/10/2014)
Vivemos um momento em que o homem e os mercados precisam se adaptar às leis da natureza (que ele mesmo já desprezou), obrigando-se a usar uma forma sustentável de produção em resposta à pressão social e moral e, principalmente, pela preservação e sobrevivência da espécie.
O termo “sustentável” significa que o uso dos recursos naturais deve suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas. Vamos fazer uma breve reflexão sobre o conceito de Sustentabilidade:
· Sustentabilidade é a capacidade do ser humano interagir com o mundo preservando o meio ambiente sem comprometer os recursos naturais das próximas gerações.
Para que um empreendimento humano seja sustentável, ele precisa ser:
· Ecologicamente correto;
· Economicamente viável;
· Socialmente
...