Valores Em Educacao
Dissertações: Valores Em Educacao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bernardes02 • 26/3/2015 • 786 Palavras (4 Páginas) • 250 Visualizações
Introdução
O trabalho aborda um assunto bastante complexo, e de difícil abordagem valores em educação, a dificuldade que se tem para conseguir conciliar um ao outro, o saber do ensino familiar e a formação de um cidadão no padrão em que a sociedade o opõe. O objetivo e apresentar que pais e a escola se unam nessa luta constante sendo uma questão fundamental na sociedade atual, assim entenderam que a educação é uma pratica do respeito aos direitos humanos e construção da cidadania de cada indivíduo por meio de formação de uma cultura de respeito à dignidade da vida humana.
VALORES EM EDUCAÇÃO
Desenvolvimento
Educar para os valores é convidar alguém a acreditar naquilo que apreciamos, como, por exemplo, respeitar o próximo.
A transmissão de valores é uma das preocupações que todo pai tem ao educar. Como fazer isso no dia-a-dia? Quais valores precisam ser passados? A escola pode ajudar? É natural que dúvidas acabem surgindo: o assunto é sério. Sem transmitir os valores humanos universais, não há como formar cidadãos éticos e preparados para viver em sociedade. Apesar de não existir respostas simples, é possível apontar caminhos a serem seguidos, com o objetivo de amenizar alguns problemas de comportamento enfrentados atualmente.
Indisciplina, rebeldia, birra infantil, envolvimento dos jovens com álcool e drogas e os insatisfatórios níveis de aprendizagem estão entre as reclamações mais comuns das famílias (e das escolas). A pergunta que fica é "como chegamos a esse ponto?". A realidade de hoje é consequência das transformações que marcaram o século XX, perda do papel da religião como fonte de moralidade, desestruturação da família e, também, nascimento de um novo status para o jovem, que passou a ser reconhecido como uma força social com vontade própria. Hoje ser jovem passou a ser um ideal para toda a sociedade, mesmo para os idosos.
Muitos pais associam a Educação fincada na moral e nos valores com autoritarismo e acreditam ser um retrocesso ao conservadorismo. Educar para os valores é convidar alguém a acreditar naquilo que apreciamos, como, por exemplo, respeitar o próximo. Não há valor que se sustente sem bons exemplos. Não adianta os pais defenderem que a criança não pode agir como se ela fosse o centro do universo se eles próprios o fazem em seu dia-a-dia.
Conclusão Fundamentada
Os valores são passados de geração para geração, de forma carinhosa e afetiva, estão ligadas as emoções e aos laços familiares, como respeitar os pais, os mais velhos, e todos que vivem ao seu redor e desde crianças ter a noção de que cada um e responsável pelos seus atos. Porém muitos pais colocam a responsabilidade sobre a escola no trabalho de passar os valores aos seus filhos, e um engano total, pois o ambiente escolar não substitui o lar.
Atualmente vemos muitos pais pedindo apoio da escola, pois veem como um porto seguro e acreditam que podem resolver os dilemas, mas em alguns casos não percebem o problema esta nos valores que são passando aos seus filhos dentro de suas casas e quer colocar toda a responsabilidade
...