Vangens Logistica
Ensaios: Vangens Logistica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: viviane • 19/4/2012 • 2.373 Palavras (10 Páginas) • 1.685 Visualizações
PROJETO DE REDE, EMBALAGEM, MANUSEIO, TRANSPORTE, INFORMAÇÃO E ESTOQUE.
A importância do desenvolvimento logístico na armazenagem de produtos .
Micael Mauro Falchetti
Nome do prof orientador
Resumo
Atualmente a procura por armazéns capacitados e que possuam tecnologia de ponta para agilizar o processo de descarga, movimentação de cargas e estufagem de containeres esta cada vez maior.
A logística de armazenagem contempla desde o projeto de rede necessário para manutenção do fluxo de mercadorias ao longo da cadeia, armazenagem e alocação dos produtos nas câmaras frigoríficas, manuseio da carga tanto durante a descarga quanto na unitização dos containeres, transportes e sistema de estoque.
Palavras–chave: Armazenagem. Movimentação. Processamento de informações. Transporte.
1. INTRODUÇÃO
Em virtude do aumento expressivo nas exportações de produtos cárneos, as indústrias não comportam estocar toda esta produção necessitando assim enviar seus produtos para armazéns terceiros, onde estes prestam serviços de recepção de mercadoria, estocagem e unitização de containeres.
Estes armazéns necessitam ter uma cadeia logistica muito bem estruturada para facilitar o endereçamento de produtos, manuseio de mercadorias evitando avarias de caixas etc.
A armazenagem possui dois papeis importantes: operacional e estratégico. O primeiro está relacionado aos processos voltados para armazenagem, movimentação e processamento de produtos e informações. Já o segundo corresponde ao elo de ligação e coordenação no canal de distribuição procurando atender de forma eficaz mercados geograficamente distantes, procurando criar valor para os clientes.
2. PROJETO DE REDE
O projeto de rede tem como objetivo determinar a quantidade e a localização de todos os tipos de instalações necessárias para a execução do processo logístico. Além disso, determina o trabalho a ser executado, o tipo de estoque, o volume a ser armazenado em cada instalação, assim como define qual local atenderá determinado cliente (BOWERSOX & CLOSS, 2001).
Os armazéns desempenham uma importante função dentro do projeto de rede. Eles são responsáveis pela manutenção do fluxo de materiais ao longo da cadeia, controlando e absorvendo a variabilidade causada pela sazonalidade das vendas e pelos lotes de produção e transporte (GU ET AL, 2007).
3. EMBALAGEM
A embalagem e o acondicionamento são componentes vitais dentro de um sistema logístico, constituindo a base para um sistema integrado de movimentação, armazenagem e transporte (MOURA & BANZATO, 1997). Ela é um componente tão importante na logística internacional, que se tornou fundamental para o sucesso do processo de importação e exportação (SILVA, 2004).
Muitos problemas relacionados à movimentação, à armazenagem e ao transporte são resolvidos através da embalagem. A eficiência no transporte e na armazenagem dependem da utilização cúbica e da capacidade da embalagem em suportar os movimentos impostos a ela. A produtividade das ordens de picking depende da facilidade de se encontrar e reconhecer as embalagens, e se os itens estão embalados em quantidades definidas pelos pedidos. A produtividade do sistema logístico depende da compatibilidade das embalagens com os sistemas de movimentação, sejam eles manuais ou mecânicos (TWEDE, 1994).
Além disso, o conhecimento do produto em seus diversos aspectos, como resistência mecânica, fragilidade, posição adequada dentro da embalagem, apresentação no ponto de exposição e características físicas e químicas, são necessários para escolha dos materiais e para realização do projeto de embalagem (CRUZ, 2000).
4. ARMAZENAGEM
A manutenção de estoques gera a necessidade da armazenagem e do manuseio de materiais. As empresas usam estoques para melhorar a coordenação entre oferta e procura, para reduzir os custos de transporte e de produção, para auxiliar a produção e para ajudar no processo de marketing (BALLOU, 2001).Os custos de armazenagem podem absorver de 12% a 40% do valor gasto com a logística da empresa (BALLOU, 1993).
Afirma (MOURA2007) que um projeto de armazenagem deve levar em consideração variáveis como o serviço ao cliente, a localização, a previsão de demanda, a estrutura da instalação e a acessibilidade.
A armazenagem mudou sua missão com o passar do tempo, deixando de ter seu caráter ligado apenas à guarda de estoque, passando a integrar a política de produção, marketing, administração de materiais e planejamento financeiro (MOURA, 1989a).
(LAMBERT1998) define a armazenagem como parte do sistema logístico da empresa que estoca produtos (matérias-primas, peças, produtos semi-acabados e acabados) entre o ponto de origem e o ponto de consumo.
A armazenagem contribui para que as empresas alcancem muitas de suas missões, como: alcançar economias no transporte e na produção; conseguir melhores condições nas negociações de compra; suportar o nível de serviço ao cliente determinado pela empresa; reduzir e amortecer os efeitos provocados por mudanças e incertezas do mercado; e contribuir para os programas de just-intime dos fornecedores e clientes (LAMBERT ET AL1998).
Além das atividades tradicionais os armazéns vêm realizando várias outras atividades que adicionam valor ao produto. Dentre estas atividades destacam-se:
a etiquetagem, a montagem de kits, a montagem de produtos e a paletização.
O endereçamento das posições dentro de um armazém consiste em registrar o local de armazenagem dos itens de maneira a facilitar a localização e agilizar a movimentação. Os métodos mais utilizados são o sistema de localização fixa e o de localização variável ou aleatório. O primeiro consiste em designar um certo local específico ou um conjunto de lugares para cada produto. O número de posições deve ser calculado para o pico de cada item. Este tipo de endereçamento facilita a localização dos produtos, mas não economiza espaço. O segundo consiste na alocação dos itens em qualquer lugar disponível. É mais utilizado
...