TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência tem solução

Artigo: Violência tem solução. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Artigo  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

Violência tem solução?

Atualmente não se observa outra coisa senão o crescimento da violência no Brasil sob todos os aspectos que a compreende, tais como: assaltos, homicídios, tráfico, violência doméstica, entre outros. O medo instalado na maioria da população é real, e reflete a falta de segurança generalizada no que tange o cotidiano das pessoas.

Frente a isso, pode se observar que uma pequena parcela da população declara não ter tomado qualquer medida preventiva quanto á preocupação que sente em vista da violência instalada ao seu redor. Mudanças de hábitos, de horários, de trajetos e um simples aumento da atenção e percepção do ambiente podem diminuir os riscos de sofrerem ações violentas.

Porém, essas medidas não parecem ser consideradas por aqueles que mais têm medo dessa situação que parece não ter solução.

Qualquer atitude tomada é válida contra violência, inclusive nos casos de violência doméstica. Muitas vezes, o sofrimento e o medo causados na família impede alguma ação de denúncia contra o agressor sendo que tal atitude poderia ser preventiva a possíveis atos violentos.

Acreditar que há solução para a violência no Brasil é visualizar as oportunidades á nossa volta e lutar por aquilo que está sob-responsabilidade do Estado. Campanhas e debates e conscientização sobre violência, educação nas escolas e dentro de casa podem produzir resultados satisfatórios na luta contra a violência, bem como a prática de hábitos e costumes que visam proteger as pessoas das mais variadas armadilhas que a violência possa de utilizar. A cobrança da população deve ser intensificada e o combate deve ser realizado pelo poder público, pois é quem possui a maior quantidade de instrumentos necessários para enfrentar essa batalha continuamente.

...

Baixar como  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »