Violênia Institucional E Sua Situação No Estado De Alagoas.
Casos: Violênia Institucional E Sua Situação No Estado De Alagoas.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: silasfirmo • 8/1/2015 • 1.054 Palavras (5 Páginas) • 267 Visualizações
Autor: José Silas Firmo do Nascimento, estudante do 4º ano do curso de informática do Instituto Federal de Alagoas – Campus Arapiraca.
Atualmente a sociedade brasileira se depara com varios tipos de violências, que acontecem de diversar maneiras de forma tirana impostas pelos agresores em sua grande maioria pela figura paterna, a do vilão ou a do bom mocinho, bandidos e policiais respectivamente, cujo seus alvos são geralmente mulheres, crianças, negros, homosexuais, a parte da sociedade que é marginalizada, excluida e descriminada sexualmente, e religiosos por descriminação pela não aceitação de certas crenças.
Diante um cenário onde a violência está se tornando comum temos um grupo vulnerável da sociedade brasileira sendo oprimido em suas casas, nas ruas e em lugares sob responsabilidade do governo, apesar de ser inaceitável que exista a violência de um representante do estado contra um cidadão ela existe e esta violência é denominada Violência institucional.
A origem desse tipo de violência tem origem e influência dos tempos nos quais o Brasil era uma colônia portuguesa, nos quais os negros eram os oprimidos e explorados pelos Senhores escolhidos para administrar as capitanias hereditárias, que eram os representantes oficiais de Portugal na colônia.
Com o passar do tempo essa violência foi passando de representantes para representantes até o momento no qual o Brasil era um país em caminho a um avanço, cujo já tinha seus representantes em diversas áreas de atuação, quando veio à ditadura militar, imposição de pensamentos e uma organização de sociedade diferente veio com ela e a violência institucionalizada veio com representantes oficialmente reconhecidos pelo governo brasileiro. A imposição do poder pela força resultou em torturas, assassinatos e ocultamentos de cadáveres, centenas de desaparecidos ainda não foram encontrados. Com isso iniciou-se a criação de uma imagem por alguns brasileiros leigos de que: quem tem algum cargo público, dinheiro ou posição social tem o direito de infringir os direitos de terceiros. Essa imagem se espalhou por todo o Brasil e principalmente nos estados mais marginalizados como São Paulo e Rio de Janeiro em termos de marginalização física, as grandes quantidades de favelas, e estados nordestinos devido a sua formação histórica, que por muitos anos foram governados pelos grandes produtores, que atualmente ainda tem essa força e hábitos de violência e exploração.
A violência institucional começou a ser investigado em torno dos anos 2000(dois mil), devido à quebra dos direitos humanos em hospitais e as investigações sobre os casos da ditadura militar, em especial contra mães e seus filhos em maternidades nas quais sofriam abusos e discriminação dos profissionais e idosos que muitas vezes chegam a apanhar além de um atendimento de má qualidade.
A violência institucional é denominada como a violência cometida contra um cidadão ou mais por funcionários do Município, Estado e Federação, pois o estado é o responsável pela garantia dos direitos dos cidadãos. Uma vez que tentam evitar a violência institucional um conjunto de leis é criadas para a melhor proteção do cidadão dando ênfase aos humanos que são considerados mais indefesos de acordo com os direitos humanos, as crianças, adolescentes e idosos.
No estado de Alagoas temos alguns casos da violência institucional, que se dá por fatores historicos, principalmente pelo fato do estado ainda ser um grande latinfundio onde os representantes do povo são lacaios dos grandes lantinfundiarios, onde principalmente os proprios representantes do povo executam essas agreções, alguns deles são bem famosos, casos de televisão e midia local, como no caso em que um idoso é agredido fisicamente em São Miguel dos Campos por um vereador da cidadade e fica sangrando e inconciente em agencia bancaria e é xingado verbalmente pelos funcionarios do banco enquanto estava inconciente. Vários outros casos que são ditos como do cotidiano acontecem nos atendimento público, principalmente os hospitalares e de segurança, agreções não são só físicas são verbais e piscicologicas, por muitas vezes são por abuso de poder, para retirar o stresse ou até mesmo a descriminação. A violência institucional não é só contra um cliente ou a pessoa que recebe um serviço a vitima é também o parceiro de trabalho que pode receber o stress de certos parceiros.
Os estudos sobre a violência institucinal em Alagoas ainda não foram feitos ou publicados, por isso existe
...