Visão geral do filme Chapolin Colorado
Resenha: Visão geral do filme Chapolin Colorado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 11/12/2014 • Resenha • 366 Palavras (2 Páginas) • 324 Visualizações
El Chapulín Colorado (Chapolin no Brasil) é uma série de televisão mexicana exibida originalmente entre 1970 e 1979. Criado e estrelado pelo ator e escritor Roberto Gómez Bolaños, a série parodiava os heróis norte-americanos e fazia constantemente críticas sociais em relação à América Latina.
Nos primeiros episódios a falta de estrutura da pequena emissora local em que era exibido era muito evidente. Poucos atores participavam, entre eles se destacavam Ramón Valdez e Maria Antonieta de las Nieves, que já trabalhavam no programa de Chespirito desde 1968. Os capítulos tinham em média 10 minutos de duração, ainda dentro do programa Chespirito. Lá surgiram, ainda como figurantes, Florinda Meza e Carlos Villagrán.1
Índice [esconder]
1 Produção
1.1 Antecedentes
1.2 Concepção
2 Elenco e personagens
3 Legado
4 Final da série
5 Elenco
6 Exibição e repercussão
6.1 No Brasil
7 Referências
8 Ligações externas
Produção[editar | editar código-fonte]
Antecedentes[editar | editar código-fonte]
Em 1968, Roberto Bolaños escrevia roteiros para Cómicos y canciones e para a dupla de comediantes "Viruta e Capulina", quadros do programa Sábados de la Fortuna. Com o sucesso desses quadros, passou a escrever roteiros de humor para diversos comediantes. Foi quando o produtor Sergio Peña ofereceu-lhe um espaço no programa. Seriam duas ou três intervenções de oito a dez minutos cada, todos os sábados. Bolaños criou, então, dois quadros: Los supergenios de la mesa cuadrada e El ciudadano Gómez. Em 1970, a emissora Televisión Independiente de México resolve aumentar para uma hora o tempo de exibição dos projetos de Bolaños, que teria, agora, um programa só seu. Os quadros foram unificados e criou-se Chespirito, que era exibido às segundas-feiras em horário nobre, e incluía diferentes esquetes de humor.2
Foi então que nasceu o Chapolin Colorado. O herói foi bem aceito e ofuscou o maior sucesso de Bolaños até então, Los Supergenios de la mesa cuadrada, e ganhou espaço próprio. Os estilos de humor dos dois programas eram bem diferentes: "Los supergenios" fazia piada em cima de notícias do dia-a-dia. Lidava com o factual e muitas vezes se referia a questões políticas. Tinha, portanto, um humor datado, além de ser um programa eminentemente adulto. Chapolin, ao contrário, não tinha piadas datadas, o que permitiu que o programa durasse muito tempo. Possuía um humor abrangente e, assim, mais comercial.2
Concepção[editar | editar código-fonte]
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