W. Edwards Deming
Trabalho Universitário: W. Edwards Deming. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Pri_cruz • 24/11/2013 • 650 Palavras (3 Páginas) • 902 Visualizações
W. Edwards Deming
Nasceu nos Estados Unidos no ano de 1900. Parte de sua infância foi vivida no trabalho para ajudar os pais fazendeiros. Deming formou-se em engenharia elétrica, com doutorado em matemática e física pela Universidade de Yale. Além de ser um grande pesquisador com muitas qualidades, Deming era um admirador de música e tocava vários instrumentos musicais, além das composições, nas poucas horas vagas. Herdou o dom e gosto pela música de sua mãe Pluma Irene Edwards.
William percorreu várias eras da qualidade, foi um dos maiores discípulos de Shewhart. Foi com Shewhart que Deming dividiu o interesse pelas ferramentas estatísticas aplicadas ao controle do processo e pelo método de análise e solução de problemas por meio do PDCA (CARVALHO [ET AL] 2005, p. 11). Apesar de todas as trocas de conhecimentos e interesses, Deming formulou suas principais contribuições em sua ida ao Japão no pós-guerra por volta dos anos 70, a mandado das Forças Aliadas, afim de que auxiliar na reconstrução do Japão com suas técnicas de amostragem estatística.
Prestou consultoria pela JUSE em 1950 após o lançamento de seu livro no Japão “Elementary principles of quality control and statistics”, 1951, 1952, 1955, 1960, 1965. A visão básica de Deming, e seu enfoque principal foram em relação ao controle do processo através de métodos estatísticos, sendo assim um inspirador da JUSE para que os métodos estatísticos fossem largamente aplicados à indústria japonesa. Sua convivência com os japoneses durou praticamente duas décadas, neste período as empresas japonesas estavam em meio a uma revolução em termos de qualidade, isso com a grande ajuda de William Edwards Deming. Em forma de agradecimento, os japoneses o tratavam como o Pai do controle de qualidade no Japão, logo seu nome transformou-se em um símbolo do Prêmio Japonês da Qualidade, o Deming Prize.
Neste meio tempo, Deming aumentou sua visão estatística, com ênfase em dados, com a ajuda e convívio nas empresas japonesas, Deming perceber que a participação dos trabalhadores e alta administração estavam no dia-a-dia voltadas na busca pela qualidade e por sua melhoria contínua, tratavam isso com o nome Kaisen. Foi ai que Deming percebeu que o ciclo PDCA trazia o conceito de melhoria contínua, além de o sintetizar de forma completamente adequada. Deming dizia que “a qualidade é um termo relativo e que muda de significado à medida que as necessidades dos clientes evoluem” (CARVALHO [ET AL] 2005, p. 12).
Deming traçou sua estratégia de abordagem em relação à qualidade em cima do que ele definiu posteriormente como 14 pontos, ou etapas a seguidas, estas retiradas de seu livro “Qualidade: a revolução na Administração”. Buscou sintetizar suas experiências no Japão, como prelação para a mudança Organizacional necessária, com ênfase na liderança e na participação de todos na organização.
1. Crie constância de propósitos em torno da melhoria de produtos e serviços buscando tornar-se competitivo;
2. Adote uma nova filosofia. Na nova era da economia, os gerentes ocidentais precisam assumir o desafio, aprender suas responsabilidades;
3. Acabe com a dependência da inspeção como forma de atingir a qualidade;
4. Elimine
...