Útil Comunicação
Pesquisas Acadêmicas: Útil Comunicação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: monica.mgb • 4/8/2014 • 4.338 Palavras (18 Páginas) • 182 Visualizações
LOJA ÚTIL COMÉRCIO DE ARTIGOS DE ARMARINHO LTDA
1. INTRODUÇÃO
Este planejamento estratégico está baseado em uma empresa de comércio, fundamentada na venda de produtos e prestação de serviços. A Loja Útil faz parte de um nicho de mercado, o qual é o “local” onde se encontram quem quer comprar e quem quer vender e que, através de um processo de negociação, determinam o preço e a quantidade do bem a ser transacionado entre ambos. Em qualquer mercado uma das variáveis é o preço, o qual mede o valor do bem em termos monetários. Funcionam como indicadores quer para os compradores, quer para os vendedores: se os consumidores querem mais de um bem, o seu preço aumenta; este aumento cria um incentivo a quem quer vender para que aumente a sua oferta. Desta forma será restabelecido um equilíbrio de mercado. Por outro lado, se a procura de determinado bem diminui, os vendedores têm incentivos a reduzir os preços a fim de reduzir os seus estoques. Assim, com preços mais baixos, mais compradores procurarão o bem. A referida loja está sempre buscando manter esse equilíbrio, no que tange à venda de produtos, mediante a presença de alguns correntes.
A Loja Útil também tem a prestação de serviços que pode ser entendida como a realização de trabalho oferecido ou contratado por terceiros, um trabalho realizado a titulo de aluguel de mão-de-obra física ou intelectual, onde a pessoa que realmente cria ou executa um trabalho é a autora legalmente reconhecida. A prestação de serviços se caracteriza pela intangibilidade, inseparabilidade (produzido e utilizado ao mesmo tempo) e não resulta na posse de um bem. Mas adiante serão listados os serviços prestados pela respectiva loja.
Para manter uma loja com venda de produtos e concessão de serviços é necessário a implementação de algumas estratégias empresariais. As estratégias empresariais é um processo de gestão visando a tomada de decisão a médio e longo prazos envolvendo decisões relativas à definição de negócios (produtos, serviços, clientes alvo, posicionamento etc.), objetivos de desenvolvimento e, muito em especial, a fatores chave de sucesso. A estas decisões, pelo seu caráter duradouro e pelo que representam no relacionamento futuro da empresa com o seu meio envolvente, atribui-se o caráter de decisões estratégicas. Portanto, percebe-se a importância do desenvolvimento deste planejamento estratégico, pois tem a finalidade de elencar fatores importantes para que um objetivo seja alcançado.
Dentro de vários objetivos, apenas um terá o seu plano operacional esmiuçado, o qual faz parte do planejamento estratégico para determinada atividade. Também será exposto um breve histórico do mercado de atuação da Loja Útil, assim como seus pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades.
2. HISTÓRICO DA EMPRESA
A Loja Útil COMÉRCIO DE ARTIGOS DE ARMARINHO LTDA, doravante Loja Útil é uma micro empresa de comércio e serviços, fundada em 29 de Janeiro de 2007, dentro da galeria do Supermercado Extra, na Rua Benfica – Madalena. A Loja Útil é uma empresa nova em Recife e no mercado em que atua, pois tem uma proposta inovadora na área. Essa nova proposta está baseada na sua utilidade, pois é uma empresa com venda de produtos e prestação de múltiplos serviços.
Assim, ela abrange vários públicos – alvos, diversificado entre homens, mulheres, crianças e jovens, buscando compor um segmento diferencial do ponto de vista competitivo. A diversidade dos produtos e serviços prestados pela Loja Útil busca ser líder neste segmento mercadológico.
Os principais produtos vendidos são: relógios originais (Technos, Orient, Condor, Mondaine, Adidas, Séculus) e relógios similares; relógio despertador (Herweg, Europa); carteira de couro; caneta social; óculos (Olympicus, Focus, Espaço Aberto); artigos femininos (maquiagem, pinça de sobrancelha etc); artigos de armarinho (linha, zíper, viés, fita de cetim, botão etc), venda de pilhas e baterias para relógio, controle de automóvel. Quanto aos serviços, são eles: conserto e reforma de roupa; conserto e manutenção de relógio; confecção de carimbos; serviços de chaveiro internos e externos (cópia de chaves, venda de cadeados, troca de segredo de fechadura, abertura de portões e de carros, entre outros); amolação de objetos cortantes (alicate, tesoura etc).
Conforme citado acima, a empresa oferece um mix variado de serviços, compondo o Composto de Marketing dentro dos seus quatro elementos: produto, preço, distribuição e promoção, tendo seus conceitos definidos na década de 50 (CASAS, 2006).
Quanto ao faturamento, a comercialização dos produtos elencados acima tem cerca de 50% representação pelas vendas de relógios originais, ficando o restante relacionado aos demais produtos vendidos. O faturamento dos serviços prestados representa cerca de 45% em conserto e reforma de roupas; 30 % em conserto e manutenção de relógios; e os 25% restante ficam divididos basicamente entre os serviços de chaveiro e carimbo.
3. MERCADO DE ATUAÇÃO
3.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
A Estrutura Organizacional define a localização e o papel de cada recurso unitário dentro do conjunto. Trata-se de organizar pessoas, definindo o trabalho que elas, individual ou coletivamente, devem realizar para que o conjunto de recursos do qual fazem parte seja capaz de atingir seus objetivos (MAXIMIANO, 2007).
Para compreender melhor a divisão das pessoas em suas determinadas atividades, elas são alocadas em setores ou departamentos ou unidades, indicando que um certo grupo de pessoas tem responsabilidades específicas dentro da organização. Na Loja Útil, existem seis departamentos: Diretoria Geral; Gerência; Setor Administrativo; Setor de Costura; Setor de Chaveiro; Setor de Relógio. Para cada setor existe o “funcionário-gerente’, o qual é responsável pelas atividades específicas e pelos funcionários”.
Assim, a estrutura funcional da Loja Útil é dividida de acordo com o produto ou serviço prestado, chamada de Organização Produto. Nesse tipo de organização as pessoas agrupam-se de acordo com as áreas funcionais da organização (MAXIMIANO, 2007, p. 131), conforme organograma abaixo:
Organograma Organizacional Loja Útil
Os funcionários trabalham em equipe, pois se unem e dedicam-se a resolver um problema, uma tarefa ou determinado trabalho. Assim eles trocam agilidade e compartilham conhecimentos, não havendo imersão de trabalhos com egoísmo explícito no individualismo. O estilo de liderança é democrático
...