A ÉTICA A NICÔMACO - RESUMO LIVRO XI
Por: Gabriela Oliveira • 24/3/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 355 Palavras (2 Páginas) • 302 Visualizações
LIVRO XI
Aristóteles diz que a alma possui o seu lado racional e o irracional. A segunda diz respeito às virtudes morais e a busca pelo justo meio, este meio definido pela reta razão. E é a primeira alma que identifica essa reta razão.
O racional também se divide em dois, coisas cujos princípios são invariáveis (cientifica) e outra que são variáveis (calculativa), nisso o filósofo diz que devemos calcular, entender o melhor estado entre as duas partes, pois é aí que reside a virtude de cada uma delas.
Existem três coisas na alma, que controlam a ação e a busca pela verdade: sensação, razão e desejo.
Aristóteles diz que são cinco, as virtudes que a alma possui para a busca da verdade.
1 - Ciência: faz com que tenhamos naturalmente o conhecimento das coisas, o homem deseja conhecer por natureza. Esse conhecimento é sob a realidade, de coisas que não variam. O homem possui o conhecimento científico quando possui convicção e a conhece desde seus pontos de partida.
2 - Técnicas: com a técnica nós manipulamos a realidade, no sentido de produzir coisas. É nesse estágio que fazemos algo existir.
3 - Sabedoria prática: é aqui que separamos o que é bom e separação orienta a técnica e a ciência, discernir sobre o que é bom e vantajoso para si. Essa virtude está relacionada à busca pela verdade.
4 - Para saber profundamente os sentidos dos elementos que esse discernimento ou sabedoria prática trata, precisamos da inteligência. O inteligente lê dentro dos fatos e, portanto ele consegue discernir o que é bom e o que é mal e da critérios para a ciência e técnica possa agir.
Esse degrau ainda é insuficiente, porque a pessoa inteligente não pode só pensar critérios para a vida da ciência e técnica, ela precisa pensar critérios para si, sua vida moral.
5 - Então temos o último degrau que é o da sabedoria. É a coincidência entre a razão e a realidade, encontro do pensar e aplicação a realidade.
Exige que voltemos nossos olhos para a realidade, em busca de pensar não só o nosso entorno, mas sim para entender que sentido dá a vida.
...