A Dimensão Histórica
Por: Eloisa Lampugnani • 12/6/2018 • Resenha • 943 Palavras (4 Páginas) • 322 Visualizações
A dimensão histórica
A comunicação é uma das nossas ferramentas mais importantes, senão a mais importante. É por meio dela transmitimos informações, transformamos ideias em realidade, colocar nossos pensamentos no papel. E com o tempo, os meios e as formas de comunicação evoluíram.
A comunicação nada mais foi que: um grande marco evolutivo para o ser humano. E, juntamente com o ser humano, estão em constante transformação. Um grande exemplo disso é a língua, que passou por grandes mudanças ao decorrer de milênios, chegando ao que é hoje: uma enorme rede de comunicação, que ramifica- se formando vários idiomas, atribuindo-se a diversas culturas e padrões distintos de cada comunidade.
Os meios de comunicação não têm limites em diversidade e engenhosidade. Logo, as línguas tornaram-se uma grande fonte de poder e privilégio desde a Era medieval. Como foi o latim nas instituições religiosas, por exemplo.
As palavras são símbolos de experiência e como a língua: mutável. Mudam os significados, de acordo com o saber, e podem receber outras aplicações. Tornando adaptável ao ser humano, portanto caminham juntos na evolução.
Neste contexto, a escrita surgiu como uma forma de eternizar a palavra. Os livros tiveram grande importância, sendo o local de “depósito dos pensamentos e do saber”. Entretanto, as grandes bibliotecas eram destinadas a poucos, tornando-se um privilégio reservados aos sábios.
A invenção do papel facilitou o acesso aos livros, não precisando mais desenrolar papiros ou pergaminhos, pois agora os livros eram encadernados e de fácil consulta. Com o surgimento da impressão gráfica, a informação era veiculada com mais facilidade, tornando possível a fabricação de milhares de exemplares com um tempo muito menor, pois nada copiava- se mais à mão. Entretanto o progresso foi visto com uma ameaça; e era costumeiro governos que instalavam regras às gráficas, sobre o que poderia ou não ser publicado.
Durante muitos anos, a imprensa foi um meio para o controle das massas, onde só se era veiculado o que fosse de interesse para os governantes. Porém, com o tempo surgiu jornais com o propósito de lutar pela democracia e pela liberdade de expressão. Sendo assim, os jornais tornaram-se um símbolo de revolução em muitas partes do mundo ao decorrer dos séculos, adquirindo grande reponsabilidade polícia e social. O nascimento da imprensa foi um meio de expor ideais populares, explodindo de novos pensamentos, e abrindo portas para o surgimento de vários movimentos.
O surgimento da eletricidade foi um importante marco, pois possibilitou o nascimento de vários meios de comunicação, como o telegrafo, o rádio, a tv e o telefone. Logo, a tecnologia possibilitou diversas mudanças no modo que uma mensagem pode ser veiculada no decorrer dos séculos.
Os elementos básicos da comunicação
Canais de comunicação foram criados com o intuito de levar conteúdo (o discurso, a música, a imagem e a escrita) do emissor para o consumidor.
A ascensão da mídia não foi algo uniforme, muito menos ordenada. O surgimento de novas mídias não acabou com as antigas, elas simplesmente, evoluíram. O nascimento da internet virou a economia tradicional de cabeça para baixo. Para quem consome é muito bom, porém para os gestores de conteúdo se tornou um desafio essa época.
A mídia encontra-se sob pressão atualmente, pois agora todos podem ter acesso a qualquer conteúdo a qualquer momento ou lugar do planeta. Estamos passando mais uma vez por mudanças significativas na comunicação social. Entretanto se pararmos para imaginar, daqui mil anos ainda estaremos lendo um simples livro, pois ao se observar o passado da mídia e sua evolução, ela nunca morreu por completo, em geral, transforma-se em um nicho artístico. Deste modo, iram evoluir e coexistir com a atualidade.
...