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A PRODUÇÃO GRÁFICA

Por:   •  29/5/2017  •  Resenha  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

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CAPÍTULO 1 – RESUMO – PRODUÇÃO GRÁFICA

Letras com cara de produto e produtos com cara de letra.

  • Texto: transmitir sem deixar dúvidas o teor de suas mensagens – enorme papel o desenho das letras e sua disposição;
  • A maneira de utilizar as letras leva a comunicação um passo adiante, construindo, reforçando ou alterando significados;

COMPOSIÇÃO

  • Composição é a reunião de imagens, letras e ornamentos de modo a compor o universo do grafismo de um impresso;
  • Palavra e comunicação;
  • Tem como elemento fundamental as letras e suas formas;

A ARTE INFLUENCIA O DESENHO DAS LETRAS

  • Produtos das artes gráficas: artes aplicadas mistas;
  • Aliam a utilidade de seus produtos a elementos estéticos;
  • O artesão de hoje é um profissional com conhecimento tecnológico e recursos modernos para executar seus trabalhos;
  • Unidade, variedade, emprego correto de técnicas, originalidade;

ESTILOS

  • A arquitetura gótica inspira a tipologia utilizada na época (ver imagem no livro, p. 3);
  • O estilo Bahaus foi inspirado pela arquitetura moderna;

ESTÉTICA GRÁFICA

  • Estética gráfica: a maneira como se dispõe o texto e a própria forma das letras tem uma enorme influência sobre o resultado final;

A INFLUÊNCIA DOS ESTILOS NA ESTÉTICA GRÁFICA

Estilos clássicos

  • Invenção da imprensa – estilo gótico – a tipografia precisava fixar-se como meio de reprodução – tipologia predominante nas iluminuras da época;
  • Legibilidade dos tipos góticos era contestada, os adornos dificultavam a leitura das páginas;
  • Hoje esse tipo de letra é utilizado em impressos que remontam ao clássico, como diplomas, mensagens e logos que queiram inspirar tradição e confiança;
  • Os egípcios e os lapidários, ou bastão, aparecem como opção e evolução para os novos tempos, mas os clássicos e românticos são imbatíveis quanto à legibilidade, que é a capacidade de ser lido no menor espaço de tempo;
  • Caracteres egípcios foram criados por desenhistas italianos a pedido dos ingleses para identificar seus produtos na Rev. Industrial;
  • Os caracteres lapidários são conhecidos pela simplicidade de seu desenho e forte grau de visibilidade;
  • Seu desenho tem pouca ou nenhuma variação em suas hastes e é desprovido de serifas;
  • Fonte Futura, de Paul Renner;  
  • O romanticismo rompeu com o tradicionalismo e usou um desenho mais livre e solto, fugindo da frigidez e da estagnação dos caracteres clássicos;
  • Em sua estrutura há elementos decorativos, orlas, vinhetas, flores;
  • Impressos viraram verdadeiros mostruários de tipos, plasticamente bonitos, mas de pouca legibilidade;
  • Evolução dos métodos de trabalho, novas e mais eficientes máquinas de composição e impressão: aperfeiçoamento no desenho dos caracteres;
  • Estilos floreal e liberty;

A NOVA TIPOGRAFIA

  • Tipografia elementar;
  • Rompimento com o óbvio;
  • Produção de obras revolucionárias, fora dos padrões estéticos conhecidos, desligadas das normas e da simetria convencionais;
  • Gosto por caracteres pesados, extra escuros;
  • “Fugir da rigidez dos limites das margens”;
  • Publicidade.

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