A importancia de um mercado interdisciplinar
Por: Jean Michel • 21/8/2016 • Abstract • 292 Palavras (2 Páginas) • 288 Visualizações
A importância de um mestrado interdisciplinar
Diante de um mercado que demanda por profissionais capaz de exercer diversas funções, surge a importância do graduado em buscar novos caminhos diante de uma acelerada globalização, que anseia por profissionais preparados, experientes e que detenham uma profusão de conhecimentos. Em concordância com este caminho aparece o mestrado interdisciplinar, que converge diversas aéreas de ensino dentro de um só curso.
Segundo dados da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o número de mestrados interdisciplinares cresceu seis vezes entre os anos de 1998 e 2010. Em 1998 eram 34 cursos de mestrado, número que saltou para 213 em 2011. São considerados programas interdisciplinares cursos como Gestão Ambiental, Agro energia, Poder Judiciário, Inclusão Social, Vigilância Sanitária e Tecnologia e Cultura e Sociedade, entre outros.
A vantagem de um graduado fazer um curso deste tipo é aumentar seu “know – how”, aliando experiência com a pratica obtida dentro da academia, aumentando seu networking e adquirindo novos contatos com outros profissionais de diferentes áreas. A reportagem “pós-graduação que une áreas distintas ajuda a formar profissionais coringas”, escrita por Bruno Feijó para a folha de são Paulo, foi bem oportuna pois apontou diversos exemplos de pessoas que, formados em determinada área, agora podem trabalhar ou exercer funções distintas, graças a este tipo de programa.
É importante que o graduado busque por esse tipo de conhecimento, não resignar-se diante de seu diploma obtido a duras penas. É imprescindível que o governo federal também incentive esse tipo de estudo, para que novos profissionais entrem no mercado de trabalho com esse tipo de experiência. O mercado pede profissionais pluralizados, capazes de atender as demandas das principais empresas. Então, é abrir a mente, os livros e adquirir capacitação. É isso que o mercado pede.
...