ANALISE JORNAL ESTADÃO
Por: lveiga • 26/4/2016 • Trabalho acadêmico • 3.087 Palavras (13 Páginas) • 495 Visualizações
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS
ANA CAROLINA MILAGRES 31433774
ANA CLARA SCARABELLI 31406874
BIANCA BELL PAREJA 31419461
JULIA GUERRERO BORGES 31468251
LIZ FERNANDA SACRAMENTO 31421288
MARIANA MARCOLA LLORENTE 31410596
EDITORAÇÃO E DESIGN DA NOTÍCIA: ANÁLISE E RELATÓRIO DO JORNAL IMPRESSO O ESTADO DE SÃO PAULO
São Paulo
2014
Página 1: O Jornal Estado de São Paulo começa com uma cabeça centralizada de fonte da família das etruscas, que é utilizada em elementos mínimos para a leitura pela sua falta de serifa. A cabeça se destaca por sua cor e tamanho, azul e com caixa alta. Logo após o logo da empresa está localizado o cabeçalho, que possui o dia da semana em cores (azul mais claro) da família das romanas, seguido pela data, preço e edição na família das etruscas. Nesta página há um único título de primeira importância, três títulos de segunda importância e três de terceira. Todos mantêm o mesmo padrão da família das romanas, devida a legibilidade que esta fonte possui. No entanto o tamanho varia de acordo com a importância, quanto mais importante maior a letra. O corpo do texto de todo o jornal é composto pela mesma letra da família romana, sendo do mesmo tamanho pois tem a mesma importância. A capa contém quatro imagens, sendo a primeira um recorte falando a respeito do Jornal do Carro, a segunda uma foto vertical que ocupa uma coluna, a terceira uma foto horizontal que ocupa quatro colunas e a última, uma propaganda que ocupa as cinco colunas na qual predomina o tom de azul, compactuando com o tom da cabeça. As legendas das fotos em todo jornal fazem parte da família das etruscas, e a primeira palavra ou expressão está sempre em negrito, para chamar a atenção do leitor. Os temas das pequenas matérias, estão sempre na cor vinho para se destacar e na família das romanas. A assinatura está em itálico e em negrito, e pertence à família das romanas, assim como em todas em matérias. A página principal é dividida em quatro blocos.
Página 2 e 3: As páginas começam pelo cabeçalho, e algumas como estas possuem a caixa de seção em determinas cores: Espaço Aberto e Política (azul claro), Internacional (azul escuro), Metrópole (verde claro), Esporte (vermelho). Já em outras a caixa de seção se encontra logo após o cabeçalho. Há dois títulos de primeira importância na página 2, seguido das assinaturas dos respectivos jornalistas. A diagramação desta página é constituída por saltos regulares entre colunas regulares de texto. O corpo é padrão e ambos apresentam capitular de seis linhas, além de apresentarem janelas (certa parte do texto destacada, geralmente uma citação). Uma linha horizontal separa as duas matérias principais de uma outra seção (Fórum dos Leitores, escrito em vinho para destaque), a qual se estende até a página 3 e possui a mesma diagramação das outras. Na página 3, há um título de primeira importância na qual a matéria possui uma mug-shot e sua diagramação é regular como as outras da página 2 e 3. Também há duas outras matérias que possuem título de segunda importância.
Página 4: No canto superior esquerdo desta página encontra-se a caixa de seção (Política) escrita em azul claro, e com fonte grande e da família das romanas para dar ênfase a matéria considerada principal na capa do jornal. Diferente das outras matérias o subtítulo se encontra acima do título que está em negrito assim como o primeiro parágrafo do corpo do texto. Há uma foto que ocupa quatro colunas, e também quatro boxes, nos quais há presença da cor vinho que segue em todo o jornal este padrão. Sua diagramação é composta por saltos variados entre colunas irregulares de texto. É possível ver três intertítulos na matéria, sendo todos em negrito e na família das etruscas. No final da página, uma linha divide a matéria da entrevista, que também está na cor vinho como em todo o jornal. A entrevista está diagramada de forma regular nas quatro primeiras colunas, e para as últimas duas há um pequeno salto mas estão de reguladas comparadas ao título. É possível perceber que o título dos boxes estão sempre em negrito e são da família etrusca, já as perguntas feitas ao entrevistado também possuem a característica do título só que em fonte menor enquanto as respostas possuem as mesmas características do corpo da matéria.
Página 5: Anúncio publicitário
Página 6: A primeira matéria é um artigo de opinião, seu título está na família das etruscas ao lado está um recorte, identificando a autora da coluna. A matéria tem uma janela que sua letra está em negrito, assim como a maioria do jornal. Sua diagramação está com formato de L deitado, com saltos regulares entre colunas semirregulares de texto, e sem imagem. Uma linha separa da segunda e terceira matéria. Na segunda matéria, a qual é a principal da página, os dados são mostrados através de um infográfico e um box no meio do corpo do texto, com saltos regulares entre colunas regulares de texto. A terceira matéria completa a segunda, que tem saltos variados entre colunas irregulares do texto.
Página 7: Primeira matéria tem título principal, texto e foto com saltos irregulares entre colunas semirregulares de texto, formato em L invertido, com dois intertítulos. O primeiro parágrafo está em negrito, diferente da outra matéria. A segunda matéria se separa da primeira por uma grande foto de publicidade e começa com linha, e formada por saltos regulares entre colunas regulares de texto, box no meio do corpo do texto e um intertítulo.
Página 8: Matéria principal com subtítulo e infográfico que quebra a leitura do texto separando uma coluna das outras. O primeiro parágrafo está em negrito e há um intertítulo. A segunda matéria é separada da primeira por linha, com saltos regulares entre colunas regulares de texto. A matéria tem três intertítulos. O terceiro bloco da página, é também separado por linha e a fotografia ocupa três colunas, ficando entre as colunas de texto alinhada ao limite superior. A matéria tem um intertítulo.
...