TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Dez Estratégias de Manipulação da Massas

Por:   •  26/4/2018  •  Artigo  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

As Dez Estratégias de Manipulação da Massa – Avram Noam Chomsky

Distração: desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas através de uma “tempestade” de distrações e informações insignificantes. Esta estratégia é indispensável para impedir o público de interessar-se pelos conhecimentos essenciais na área da ciência, economia, da psicologia, na neurobiologia, da cibernética e espiritualidade. Desta forma é importante manter o público ocupado, sem tempo para pensar.

Criar problemas e oferecer soluções:

Estratégia da gradação: para aplicar uma medida inaceitável socialmente basta aplica-la gradativamente, ano após ano. Se uma medida inaceitável é aplicada imediatamente, seria desenvolvida uma grande revolução.

Estratégia do diferimento: apresentar uma medida que apesar de ser dolorosa/inconveniente é necessária, obtendo aceitação no presente para aplicação no futuro. É mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrifício imediato. Isso pelo fato das pessoas terem uma esperança ingênua de que o futuro será melhor.

Tratar o público como se fossem criança: a maior parte da publicidade e propaganda direcionada ao grande público utiliza argumentos, imagens e personagens infantis, muitas vezes próximo da debilidade, como se o telespectador fosse criança ou débil mental. Esta forma de agir sugestiona no inconsciente a forma infantil e desprovida de senso crítico.

Emoção acima da razão: a utilização do registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente, para implantar ideias, desejos, medos, anseios compulsões ou induzir comportamento.

Manter o público na ignorância e mediocridade: limitar informação, manter o público sem compreender as tecnologias e métodos para controlar e escravizar. A qualidade da educação às classes mais pobres deve ser o mais medíocre possível.

Estimular o público a ser complacente com a mediocridade: estimular o público a acreditar que é moda ser estúpido, vulgar e inculto.

Fortalecer a culpa: fazer o indivíduo acreditar que é somente ele o responsável por sua desgraça, por falta de inteligência, capacidade ou esforços. Dessa forma é causada inibição e depressão, sem ação não há revolução.

Conhecer melhor os indivíduos do que eles se conhecem: os avanços da ciência criaram uma enorme brecha de conhecimento entre a elite dominante e a massa. Graças a neurologia, biologia e psicologia aplicada o sistema tem desfrutado de um conhecimento avançado do ser humano, tanto no físico quanto no psicológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (35.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com