As Funções de Linguagem
Por: jaquelineeems • 4/5/2018 • Abstract • 399 Palavras (2 Páginas) • 187 Visualizações
A linguagem publicitaria geralmente esta associada à informação e principalmente manipulação. Usa recursos estilísticos e argumentativos da linguagem para mudar a opinião do publico alvo.
Ao realizar um ato de comunicação verbal, o produtor da mensagem escolhe, seleciona as palavras para depois organiza-las e combiná-las. Esta, deve ser operada em seis fatores: O remetente envia uma mensagem ao destinatário. A mensagem requem um contexto apreensível pelo destinatário, posteriormente um código comum aos dois, por fim um contato que os capacite a entrarem e permanecerem em comunicação.
FUNÇÃO REFERENCIAL – Também chamada denotativa, é a mais comum das funções da linguagem e centra-se na informação. A intenção é transmitir dados de forma direta e objetiva (geralmente escrita em 3ª pessoa). Predomina a denotação e verbos no modo indicativo, não há adjetivos valorativos nem ambiguidade (duplo sentido). Podemos reconhecer a função referencial na linguagem não verbal quando a mensagem esta centrada na intenção de representar de modo claro, preciso e objetivo o mundo das coisas concretas e reais.
FUNÇÃO CONATIVA – Também chamada de função apelativa, caracteriza-se pela intenção do produtor da mensagem em persuadir o destinatário. Podemos reconhecer está função, principalmente pelo uso de verbos no imperativo e uso de vocativos. Por trás da mensagem publicitária, sempre há a intenção de se obter lucro.
FUNÇÃO EMOTIVA – Também chamada de função expressiva, caracteriza-se pela intenção do produtor em expressar seus sentimentos e emoções. Reconhecemos através do uso de verbos e pronomes em primeira pessoa, interjeições, adjetivos valorativos e ainda por alguns sinais de pontuação (reticencias e ponto de exclamação). Geralmente é encontrada em textos de narração, descrição e dissertação.
FUNÇÃO METALINGUÍSTICA – Caracterizada pelo uso de palavras para explicar palavras, podemos usar como exemplo o dicionário.
FUNÇÃO FÁTICA – Percebemos quando a preocupação do emissor é manter contato com o destinatário prolongando uma comunicação. Um bom exemplo é as conversas ao telefone em que se testa o canal (“esta me ouvindo?” “sim”, “sei”, “uhum”).
FUNÇÃO POÉTICA – É quando a intenção do produtor está voltada para a própria mensagem a ser transmitida. Encontramos em textos escritos em prosa, anúncios publicitários, slogans, ditados e provérbios.
...