As Perspectivas Antropológicas e dos Estudos Culturais no Campo da Comunicação
Por: Larissa Simões • 20/11/2017 • Seminário • 506 Palavras (3 Páginas) • 271 Visualizações
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Introdução e Fundamentos De Análise
- 10 anos de estudos - 1 tese, 1 dissertação e 1 monografia
- Stuart Hall (1999) X Martín-Barbero (2001) e Canclini (1996)
- Estudos Culturais Britânicos e Latino Americanos – inflências – Gramsci (1976): Hegemonias e contra-hegemonias
- CULTURA – Raymond Williams (1992): Sistema de significados inter-relacionados
- Clifford Geertz (1968):
- Situar-nos
- Descrição densa
- Colaboração das culturas
- Os processos de recepção (telenovelas, telejornais, programas de variedades, programas de humor, programas de auditório, reality shows e propagandas)
- Como a televisão participa das relações sociais e culturais interfronteiriças
- A especificidade do contexto sociocultural em que nos inserimos apresenta as marcas da diversidade intermediando o processo de apropriação e uso dos bens simbólicos veiculados pela televisão.
Aproximações epistemológicas entre a Antropologia Cultural e os Estudos Culturais
- Questões micro e macro em suas inter-relações
- Estudam as relações interculturais considerando as relações de poder, ou seja, atentam para as estratégias de domínio e de resistência entre diferentes sociedades ou no interior de uma mesma sociedade, revelando a dimensão política do jogo das identidades
Elite, Popular e Massa
- “classificação carregada de julgamentos de valor, e até, de preconceitos” (Velho e Viveiros de Castro, 1978, p. 20)
PROPOSTA: estudar o papel de um meio de comunicação de massa (televisão) na articulação das identidades culturais em regiões fronteiriças. Atentamos principalmente para as narrativas brasileiras que são consumidas por argentinos, paraguaios, uruguaios e brasileiros, considerando como as representações televisivas construídas nelas refletem ou refratam a realidade do jogo identitário que se desenvolve entre esses povos nas fronteiras, reforçando ou não as identidades construídas por eles e as atribuídas por uns em relação aos outros.
Objetivo: verificar o impacto da televisão brasileira na construção de representações sociais e na articulação de identidades culturais que se dá entre povos latino-americanos há cerca de quatro décadas de consumo comum de televisão brasileira
Multiculturalismo, assimilacionismo e hibridismo
- Multiculturalista, Couceiro (1998): é válido não desfazer-se de sua própria cultura nas relações interculturais que vicejam num país multiétnico
- Assimilacionista, Couceiro (1998): integração entre grupos, a mistura cultural e a diluição das diversidades numa única identidade
- Hibridismo, Canclini (1990): a quebra e a mescla dos grupos que organizam os sistemas culturais -> Fusão Cultural, Siegel, Vogt e Watson (1969): a trama intercultural pode dar origem a um terceiro sistema sociocultural genuíno.
- Identidade regional fronteiriça
- Pluralidade de identidades diferenciais - mobilidade entre elas - não significa que os contornos culturais tenham desaparecido ou venham a desaparecer num processo de fusão cultural ou hibridização. Os contextos que estudamos se assemelham ao que o conceito de multiculturalismo pluralista procura dar conta.
Considerações Finais
- Jogo entre as identidades culturais = situacional
- Aumentar ou diminuir a sociabilidade inter-fronteiriça
- Não tivemos o propósito de detalhar nossos achados de campo, quisemos sim apresentar parte da confluência teórica que permitiu a realização e a interpretação desta pesquisa.
- Importante pontuar que: as relações entre comunicação e cultura estão plasmadas os processos culturais e sociais. E que ainda há muito o que se aprender com as abordagens convergentes dos Estudos Culturais e da Antropologia, quando aplicadas ao objeto da Comunicação.
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