Construtivismo e Suprematismo
Por: ailtonjunior97 • 21/5/2018 • Artigo • 262 Palavras (2 Páginas) • 461 Visualizações
Construtivismo
O Construtivismo que foi um movimento de vanguarda que surgiu no contexto revolucionário da União Soviética.
“É inegável a contribuição do Construtivismo (1913-1930) para as vanguardas artísticas que surgiriam na década de trinta e muitos dos ensinamentos e recursos gráficos utilizados pelos artistas construtivistas continuam sendo referências atualmente.”
O Construtivismo trazia uma visão da arte como uma construção e não como uma representação, ele negava a concepção de arte pura, de que a arte era única e influenciou profundamente a arte moderna e o design, dentre eles os movimentos da Bahaus e De Stil. Podemos enxergar a influência do construtivismo no Design Gráfico na organização: a disposição dos elementos gráficos. Na ideia de um compromisso com a legibilidade e transmissão da mensagem. Basta olhar cartazes nas ruas, outdoors e a publicidade de maneira geral.
Um exemplo atual da influência do construtivismo pode ser visto nos cartazes de propaganda política do ex presidente americano, Barack Obama que segue a risca a estética vanguardista Russa.
Suprematismo
“O Suprematismo deu o pontapé inicial para a pintura abstrata do Modernismo. Foi a primeira escola sistemática de pintura abstrata.”
Para entender um pouco, o suprematismo como já disse utilizava de formas geométricas básicas, como quadrados e círculos, além das cores elementares e possuía a concepção de romper a ideia de imitação do mundo real.
A sua influência no design se encontra justamente na geometrização das formas e no uso das cores elementares.
Um exemplo atual da estética suprematista aplicada é a logo do turismo Russo de 2018, que utiliza as formas e cores do movimento possibilitando diversas aplicações que ilustram o país euro-asiático.
...