TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Decupagem - O Invasor

Por:   •  2/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.532 Palavras (27 Páginas)  •  976 Visualizações

Página 1 de 27
  1. Sobre o filme

O filme “O invasor” de 2002, retrata a história de Gilberto e Ivan, amigos e sócios de uma construtora junto com Estevão, o sócio majoritário. Afim de tomar o controle da empresa, Gilberto e Ivan armam um plano com Anísio para tirar Estevão da jogada, porém, a vida dá uma reviravolta. Com a direção de Beto Brant, atuação de Paulo Miklos (Anísio), Marco Ricca (Ivan), Alexandre Borges (Gilberto ou Giba), Mariana Ximenes (Marina) e Malu Mader (Cláudia/Fernanda), o filme foi eleito o 36º melhor filme brasileiro de todos os tempos.

2. Decupagem

Cena 1: Ivan e Gilberto chegam a zona norte de carro, com a câmera em plano sequência e zoom out/in em ambos os rostos, entram em um bar e procuram por um homem. Após um curto diálogo com a câmara subjetiva, o serviço é fechado. A câmara não mostrou o rosto da pessoa, trazendo maior suspense e expectativa, uma vez que o diálogo de Gilberto e Ivan parecem ser com o telespectador.

Cena 2: Ivan e Gilberto dialogam dentro do carro, em plano médio, com angulação limpa e a câmera posicionada no banco de trás (câmera overshoulder), afim de mostrar os túneis da cidade, que metaforicamente representa o declínio em que suas vidas entrarão.

Cena 3: Ivan e Gilberto chegam a um estabelecimento. Gilberto pede ao chofer para guardar o carro, em plano sequência/geral, com a câmera na mão e conduz Ivan até a recepção, adquirindo duas “chavinhas”, que são colocadas nos braços de ambos, com a câmera em travelling, em plano americano e plano médio.

Cena 4: Ivan e Gilberto estão sentados em uma mesa, bebendo, quando uma mulher chega e cumprimenta Gilberto, fazendo com que Ivan se decidisse por ir para casa. Gilberto o impede, apresentando-lhe Alessandra, em plano aberto. A cena se prolonga com a caminhada de Alessandra e Ivan a um quarto, em meio ao flashback do momento de entrada na boate.

Cena 5: Há um flashback de Ivan no momento em que Gilberto lhe entrega a “chavinha” na recepção. Os dois se dirigem para um quarto, em traveling com a câmera na mão. Ivan e Alessandra transam, e o som destaca a respiração de Ivan, por cima da trilha sonora. Há um flashforward de Ivan chegando entrando em seu quarto já em sua casa.

Cena 6: Ivan e Gilberto estão a caminho de casa, novamente com a câmera posicionada no banco de trás, fazendo o telespectador se sentir na cena. No diálogo, Ivan descobre que Gilberto é sócio da boate. Cena em plano médio, com câmera pan quando filma o carro sob ângulo externo, plano geral depois.

Cena 7: Câmara em plano geral, mostrando o carro saindo do túnel e logo após, estacionando. Após curto diálogo em plano médio, a cena encaminha para plano geral e americano, com Gilberto saindo do carro, bêbado e entrando no apartamento, enquanto Ivan vai embora,

Cena 8: Ivan chega em casa, com a câmera em traveling e na mão acompanhando-o, e encontra sua mulher na cama, que adormeceu lendo uma revista. Ele coloca a revista no criado mudo e desliga as luzes, cobrindo-a. Ivan senta em uma cadeira de frente para sua mulher, com feições de preocupação. A luz dessa cena é pouca, causando um sentimento ruim no expectador, como o que Ivan sente. O plano varia de americano ao médio, alternando-se.

Cena 9: No escritório, Ivan está numa reunião com Estevão, que questiona sobre a contratação de Rangel por Gilberto, a qual é confirmada por Ivan. Ocorrem duas cenas onde Ivan imagina o possível momento do assassinato de Estevão, sendo ele assustando-se na saída da empresa e depois no estacionamento. Há um flashback de Ivan, que está num balcão, quando Rangel se aproxima e inicia um diálogo.  No meio do diálogo, o telefone toca e Ivan atende, sendo Rangel na outra linha, pressionando-o. O diálogo se encerra. As cenas do diálogo são gravadas em primeiro plano, com câmera overshoulder, o resto é em plano médio e primeiro plano.

Cena 10: Cena em plano médio/americano, Ivan procura Gilberto em uma das obras da empresa e o espera do lado de fora. Ao chegar, Gilberto encaminha Ivan para o outro lado da rua, em traveling, falando sobre a logo da empresa e Estevão, e é contrariado por Ivan, que diz que desistiu do plano. Com a câmera na mão, em plano médio, os dois iniciam uma discussão a respeito do plano e Gilberto diz que Ivan não pode pular fora. Ivan diz que conversou com Estevão e o mesmo sabe do negócio da boate de Gilberto, o que é confirmada pelo mesmo. Por fim, Ivan entra no carro e vai embora.

Cena11: Na casa de Gilberto, em plano geral/médio, sua família encontra-se reunida enquanto o mesmo conta a história dos três porquinhos, fazendo uma alusão aos três sócios da construtora. A medida em que os três porquinhos são descritos, ocorrem flashfoward com Estevão em seu jogo de futebol, em plano geral/médio, com câmera na mão (o porquinho preguiçoso), de Ivan em uma boate, em primeiro plano com câmera na mão (o porquinho do meio) e Gilberto (o porquinho mais inteligente).

Cena 12: Após o futebol, Estevão dispensa a cerveja com os amigos (plano médio) e caminha até o carro, em travelling, indo embora normalmente. Leve panorâmica para esquerda quando o carro sai do estacionamento.

Cena 13: Ivan está no banheiro da boate, caminha para fora, pega uma bebida e vai até o camarote, deita-se em um pufe e fica pensativo – a cena se dá por montagem, em plano médio, com enfoque no primeiro plano, com câmera na mão e movimentos de câmera. A iluminação inconstante para transmitir certa instabilidade/embriagues do personagem e reproduzir a boate.

Cena 14: Ivan chega ao escritório no dia seguinte e a secretária lhe entrega as correspondências, com movimentos de câmera o acompanhando. No escritório, Ivan telefona para a secretária questionando a ausência de Estevão no dia devido a uma reunião. Ivan telefona para Gilberto, que está em uma obra, para comunicar a ausência de Estevão. Cena em plano médio.

Cena 15: Durante a reunião, (plano médio), Ivan recebe uma ligação e vai até a delegacia, (câmera fixa) onde encontra o pai e a filha de Estevão prestando queixa de desparecimento. Cena em plano médio.

Cena 16: Do lado de fora da delegacia, em plano médio/americano, o pai de Estevão pede Marina buscar o carro e inicia um diálogo com Ivan, questionando-o sobre o que ele pensa que poderia ter acontecido com Estevão e pede para que Ivan o informe sobre qualquer notícia.

Cena 17: Ivan entra em um restaurante (travelling) e encontra-se com Gilberto, e inicia o diálogo questionando Gilberto se Anísio matou Silvana também. Gilberto diz que é possível e diz para esperarem. Rangel entra no assunto e Ivan quer pular fora do plano também. Ivan permanece em primeiro plano, enfatizando suas expressões faciais e Gilberto em câmera overshoulder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37 Kb)   pdf (183.7 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com