TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diário de Consumo

Por:   •  26/8/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.696 Palavras (7 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 7

Diário De Consumo: Auto-análise Do Comportamento De Consumo [1]

Alexsandro BORTOLOSSI[2]

Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, SC.

RESUMO

O presente trabalho é uma auto-análise sobre o comportamento de consumo realizado durante o mês de maio de 2017, realizado na disciplina de Comportamento do Consumidor do curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc Joaçaba. Tem por objetivo principal entender as próprias características do consumo, e as influências ambientais e individuais que influenciaram na decisão da compra. O levantamento de dados foi estruturado em uma tabela gráfica. Percebe-se a importância do estudo para compreender as práticas de consumo.

PALAVRAS-CHAVE: Consumo; Auto-análise; Comportamento.

INTRODUÇÃO

        Estudar o comportamento do consumidor é um desafio complexo e importante, pois este é variável de indivíduo para indivíduo.  Porém é necessária a realização de um estudo sobre esse tema, assimilando melhor as atitudes do consumidor. Froemming et al. (2009, p. 19), define que “O Comportamento do Consumidor concentra seus estudos para entender como as pessoas pensam e se comportam no suprimento de suas necessidades e desejos por meio da atividade do consumo.”

Torna-se importante e por isso justifica-se analisar o comportamento do consumidor, principalmente pelo fato de melhor entender o próprio processo de compra, a fim de que se tenha um consumo consciente e cooperativo com a sociedade. Pondera-se esse estudo também devido ao recebimento de orientações, fatos sobre o comportamento humano e para incorporar teorias sobre esse processo.

O trabalho tem por objetivo principal compreender as próprias características de consumo através de uma auto-análise comportamental, analisada através de tabela gráfica durante o mês de maio de 2017. Dentre os objetivos específicos, compreende-se entender as influências ambientais e individuais que levaram ao ato da compra, tais como as necessidades, desejos, percepções, etc.

Como forma de argumentação teórica, utiliza-se como base os autores Engel, Blackwell, Minard, Kotler, Keller, e os principais conceitos como consumo, consumismo e consumerismo, além da Teoria das Necessidades pela pirâmide de Maslow.

DEENVOLVIMENTO

        Para a realização da análise dos dados coletados, torna-se necessário apontar e apresentar os principais conceitos e teorias para melhor entender o comportamento de consumo. A fim de refletir e discutir os aspectos conceituais explana-se os conceitos do processo decisório de compra, das influências ambientais e individuais e, e da pirâmide de Maslow.

        Kotler e Keller (2006) acreditam que o conhecimento do processo de decisão de compra dos consumidores é fundamental, já que um dos propósitos centrais do Marketing é atender e satisfazer às necessidades e aos desejos dos consumidores. Foram propostos vários modelos para explicar este processo, porém, o modelo abaixo é esquematizado por Blackwell, Engel e Minard (2000).


FIGURA 01 - Etapas do processo decisório do consumidor

[pic 2]

Fonte: Engel, Blackwell e Minard (2000. Adaptado.)

No estágio de reconhecimento da necessidade, o indivíduo percebe que precisa consumir algo, após isso busca informações sobre o produto a ser consumido, avalia as alternativas para realizar o ato da compra, consome, faz uma avaliação pós-consumo de satisfação ou insatisfação e por último, descarta. Esse processo gera uma retroação (feedback) das informações que surgem na avaliação pós-compra para o reconhecimento do problema e a avaliação de alternativas.

O estudo de comportamento do consumidor sofre várias influências durante todo o processo da compra. Nas influências ambientais temos vários fatores: classe social, influência de grupo, família, situação e destaca-se principalmente a cultura, que na concepção de Blackwell, Miniard e Engel (2005, p. 326), refere-se a um conjunto de valores, ideias, artefatos e outros símbolos significativos que ajudam os indivíduos a se comunicar, a interpretar e a se avaliarem como membros de uma sociedade. A cultura é refletida principalmente da etnia, raça, religião e identidade nacional e regional. Nas influências individuais do consumidor são relacionadas principalmente aos recursos do consumidor, à motivação e envolvimento, conhecimento, atitudes, personalidade, valores e estilo de vida, emoções, aprendizagem e percepções.

Sabe-se que os seres humanos vivem para satisfazer as suas necessidades, e para conquistar sua auto-realização. As necessidades humanas, segundo Maslow (1970), estão organizadas numa hierarquia determinada de hierarquia dos motivos humanos. Conforme o seu conceito de premência relativa, uma necessidade é substituída pela seguinte mais forte na hierarquia, na medida em que começa a ser satisfeita. Assim, por ordem decrescente de premência, as necessidades estão classificadas em: fisiológicas, segurança, afiliação, auto-estima e auto-realização. A necessidade fisiológica é a mais forte, a mais básica e essencial, enquanto a necessidade de auto-realização é a mais fraca na hierarquia de premência.

Pondera-se uma definição clara e breve sobre os conceitos de consumo, consumismo e consumerismo, para melhor estudo do comportamento do consumidor. O conceito de consumo está ligado diretamente com a maneira de consumir conscientemente, buscando um equilíbrio entre as necessidades individuais e as suas possibilidades. O consumismo, para Giacomini Filho (2008, p. 29) é o consumo extravagante de bens e serviços. Trata-se de um fenômeno humano que tem origem nas próprias pessoas, em seu papel individual ou grupal, porém, extremamente influenciado por empresas, grupos e políticas públicas diversas.

Já o conceito de consumerismo, é um equilíbrio entre o consumo e consumerismo:

O consumerismo é um movimento de consumidores que passou a questionar a produção, a comunicação em massa, as técnicas de marketing, a periculosidade dos produtos colocados no mercado, a qualidade das mercadorias e das informações fornecidas pelos fabricantes, entre outros itens das relações de consumo. (DIAS, 2009, p.13).

        Vistos as principais influências do consumidor, estudos relacionados ao seu comportamento e os principais conceitos, os resultados obtidos serão compreendidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (415.9 Kb)   docx (208.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com