TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DE ROTEIROS

Por:   •  13/10/2015  •  Resenha  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  904 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Estrutura de Roteiros

Data: 13 de abril

Professor: Silvia

ESTRUTURA DRAMÁTICA – atores representando personagens

Narrativa – segue uma sequência de ações ordenada em torno de um ou mais plots.

Verossimilhança – se a coerência na história (regra). Normalmente deve ser observada na montagem das escaletas.

PLOT – o conflito (pessoal).

SUBPLOT – Pequenos conflitos que interagem com o plot principal (um plot que resulta em outro).

MULTIPLOT – diferentes conflitos que não necessariamente se relacionam.[pic 1]

TEXTO         Microestrutura – organização de cada cena e definição do tempo dramático.        

        Macroestrutura – estrutura geral do roteiro.

Micro 1 + micro 2 + micro 3 = Uma macro

MACROESTRUTURA e seus conceitos

  • Formato (filme, série, novela, comercial, desenho etc.);[pic 2][pic 3]
  • A duração da história;
  • Desenvolvimento linear ou flashback’s;
  • Os pontos chaves (crise, clímax etc.);
  • O ponto de vista de quem está contando;
  • Tipo de dramaturgia, aberta (continua) ou fechada (acaba);
  • Número de personagens [pic 4][pic 5]

Outras formas de analisar filmes:

Manual de roteiros do hollywoodiano SYD FIELD

Primeiro ato – apresentação do(s) personagem(ns) (mundo comum). = 25%

Segundo ato – o conflito – mudança na trajetória = 50%

Terceiro ato – clímax, alta tensão com uma solução = 25%

PONTO DE VIRADA – algo que muda a direção da história, ações, acontecimentos, morte etc.

CONCEITOS PARA PROVA

  • Estrutura dramática
  • Macroestrutura e microestrutura
  • PLOT
  • Paradigma Syd Field
  • Ponto de virada

LIVROS PROPOSTOS:        

“Da criação ao roteiro”

“Manual do Roteiro”

COMÉDIA

Classificação de Aristóteles: Lírica, Épica e Dramática.[pic 6]

        Tragédia – Drama e Melodrama

        Comédia – gênero criado a partir das precisões gregas para agradecer à fertilidade.

Sendo um gênero popular, tinha a plebe, que desafiava o próprio ser humano (e não mais a alta classe). Estudava o comportamento humano.

  • Inicialmente crítica, como os políticos tratavam a sociedade (sátira).

Era dramatizado em público.

O QUE É RISO?

  • Compreensivo – compreende a comédia, mas não a aceita
  • Aceitação – compreende a comédia e a aceita
  • Identificação – concorda com a comédia

Século 17 – Comédia Dell’Arte (comédia de costume) com personagens fixos, sempre usando máscaras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (118.4 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com