MAQUIAGEM COMO CAMUFLAGEM: UM ESTUDO SOBRE O RELACIONAMENTO DAS MULHERES PARA COM A MAQUIAGEM
Por: julianeportes • 9/4/2018 • Projeto de pesquisa • 2.029 Palavras (9 Páginas) • 278 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO
Ana Soares, Francielly Xavier, Juliane Portes, Lucas Basso e Thaís Katz
MAQUIAGEM COMO CAMUFLAGEM: UM ESTUDO SOBRE O RELACIONAMENTO DAS MULHERES PARA COM A MAQUIAGEM
Projeto apresentado à disciplina
Laboratório de Pesquisa II do
Curso de Relações Públicas da UFRGS
Professora: Monica Pieniz
PORTO ALEGRE
2017
SUMÁRIO
1 - TEMA ………………………………………………………………………..........…..... 03
2 - PROBLEMA …………………………………………………………………….......….. 03
3 - OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS …………………………………..................… 03
4 - JUSTIFICATIVA ………………………………………………………………………... 03
5 - ENFOQUE TEÓRICO ……………...............................................……………….…….. 04
6 - LEVANTAMENTO DO ESTADO DA QUESTÃO....…………………………………...06
7 - METODOLOGIA ……………….……….………………….…….………..……….….. 07
8 - CRONOGRAMA ……………………………………………………………..……...…. 08
9 – ORÇAMENTO………………………………………………………...…...…………… 09
10 - REFERÊNCIAS ………..………………………………………….……………………10
Tema
O relacionamento das mulheres com o uso da maquiagem no seu cotidiano.
2. Problema
Como as mulheres se relacionam com o uso da maquiagem em seu cotidiano?
3. Objetivo Geral
Traçar o perfil das mulheres e entender como, dentro dessa delimitação, elas se relacionam com a maquiagem no seu cotidiano, bem como, na sociedade.
3.1 Objetivos específicos
Identificar o perfil das consumidoras de maquiagem
Compreender o papel da maquiagem na autoestima da mulher
Definir o papel da maquiagem nas relações de trabalho da mulher
Averiguar o papel da maquiagem nas relações pessoais da mulher
Classificar as diversas motivações no uso de maquiagem
(colocar alteração do último objetivo, classe social, na introdução)
4. Justificativa
Por ser um grupo com predominância feminina, a base do tema proposto foi inicialmente escolhido por razões de identificação. A partir disso, o problema foi desenvolvido com o objetivo de sanar a dúvida de como a maquiagem influência no comportamento da mulher em seu cotidiano.
É indiscutível o fato de a sociedade pesar, por seus princípios de senso comum, que a mulher deve estar sempre apresentável, ou seja, maquiada, no consumo - muitas vezes excessivo - de cosméticos para melhorar a aparência. A questão apresentada é até que ponto esse fator motiva a mulher a ter tais atitudes consumistas.
Dito isso, acreditamos que abordar um tema no qual já há um senso formado, porém com concepções básicas, trará conclusões definitivas pela profundidade com que pretendemos extrair as informações, averiguando desde os motivos primários até as circunstâncias pessoais no qual faz a mulher agir de tais maneiras.
5. Enfoque Teórico
Quando se aborda a questão do uso de maquiagem pelas mulheres e a relação que se dá entre elas e a sociedade, estamos tratando não somente do ato de aplicar maquiagem em si, mas de consumir um produto que possui diversos significados e simbolismos dentro dos diferentes cenários e contextos sociais.
O consumidor apresenta um comportamento onde consumir é uma das atividades envolvidas em um processo, assim como as de adquirir, dispor de produtos e serviços, e tomar decisões que são feitas antes, durante e depois dessas ações (ENGEL, BLACKWELL e MINIARD, 2000). O autor Philip Kotler (2006) faz uma análise sobre o comportamento de compra do consumidor e alega que este é influenciado por fatores sociais, culturais, psicológicas e pessoais. Ressalta que o fator cultural como o fator de compra mais importante dentre os quatro citados anteriormente, pois crê que a cultura é o principal determinante do comportamento e desejos de um indivíduo, mas esse fator cultural é composto de outros dois importantes como subcultura e classe social (KOTLER, 2006). Pela perspectiva social, o autor afirma que os familiares, grupos de referência, status e papéis sociais exercem influência direta ou indireta no comportamento de uma pessoa e isso influencia no comportamento do consumidor (KOTLER, 2006). Para Kotler (2006) os fatores pessoais também influenciam nas decisões de compra, são eles a idade e a fase na vida, ocupação, condições econômicas, personalidade, autoimagem, estilo de vida e valores. E por último discorre sobre a influência dos fatores psicológicos como
Estímulos ambientais e de marketing que penetram no consciente do comprador. Um conjunto de fatores psicológicos combinado a determinadas características dos consumidores leva a processos de decisão e decisões de compra [...] Quatro fatores psicológicos
...